O Belenenses regressou ao final da tarde de sexta-feira às emoções da Liga 3 no Estádio do Restelo, no primeiro compromisso oficial do ano novo, sendo surpreendido pelo Real SC ao perder por 1-2, golo com assinatura de Gonçalo Maria para os azuis da Cruz de Cristo. A equipa orientada por Bruno Dias entrou deste modo em 2023 da pior forma, mantendo os vinte pontos na tabela e ficando agora à espera do desenrolar da 13ª jornada ao longo do fim-de-semana para saber se mantém o quarto lugar da classificação.

Numa noite fria, o primeiro destaque foi com inteira justiça para Fábio Garrido, homenageado pela equipa que entrou em campo com uma t-shirt em sua homenagem e também pelos adeptos que respeitaram um minuto de silêncio em sua memória. Bruno Dias mexeu no xadrez que vinha sendo habitual nas últimas semanas, apresentando um onze sem os três centrais e fazendo entrar Chima Akas, o primeiro dos reforços de Inverno, directamente para a lateral-esquerda. Os primeiros minutos foram incaracterísticos mas cedo se percebeu que o Real pretendia aproveitar a velocidade com que conta no último terço face a um Belenenses que sentia notórias dificuldades em pegar no jogo e instalar-se no meio-campo contrário. A equipa privilegiava a troca de bola na transição ofensiva, com mudanças de flanco mas sem alcançar vantagem na profundidade. Não sem espanto, o jogo corria morno e chegava ao intervalo sem golos.

A segunda metade começou sem grandes diferenças, muita luta e pouco acerto na hora da definição. Até que ao minuto 53 o adversário se colocou em vantagem na transformação de uma grande penalidade, um golo que ainda assim não acordou os azuis de imediato. Bruno Dias mexeu na equipa, colocou mais unidades na frente, João Costa juntava-se a Pedro Martelo na frente a partir do minuto 65, e a equipa partiu então para alguns momentos de superioridade absoluta e com o perigo a rondar a baliza de um Real com muitas dificuldades para travar as veleidades azuis. E lembrando o célebre “água mole em pedra dura”, o Belenenses chegou ao empate por intermédio de Gonçalo Maria à passagem do minuto 82, um golo que devolvia esperança e entusiasmo às bancadas do Restelo. Sobravam oito minutos, mais dez de descontos a sinalizar o muito anti-jogo que se viu na segunda parte, mas quando se esperava que os azuis mantivessem a cavalgada ofensiva do período anterior, mais ainda porque motivados pelo golo, a sorte do jogo alterou-se e… só deu Real. A formação de Massamá recolocou-se em vantagem ao minuto 95 e poderia até ter aumentado a vantagem em nova grande penalidade. Em resumo, uma derrota que castiga um Belenenses esta noite pouco objectivo, perdulário na hora da finalização e com muitas dificuldades para assumir o jogo e a responsabilidade de jogar em casa.

Impossibilitado de contar com os lesionados Daniel Oliveira, Afonso Simão, Pipo, Tiago Lopes e Tiago Moninhas, o técnico Bruno Dias apresentou um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário, João Costa e Chima Akas; Hélio Cruz, Xavi, Mauro Antunes (Cap.), Flavinho, Miguel Tavares e Pedro Martelo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, André Serra, Gonçalo Maria, Wagner Pina, Duarte Valente, Midana Sambú, Dida, Clé e João Costa.

Entraram no segundo tempo Midana Sambú (57′), Clé (57′), Gonçalo Maria (65′), João Costa (65′) e Dida (97′) para renderem respectivamente Miguel Tavares, Flavinho, Romário, Mauro Antunes e Chima Akas.

O campeonato regressa agora no domingo, 15 de Janeiro, novamente no Estádio do Restelo, com o Belenenses a receber o Oliveira do Hospital em mais uma partida com transmissão no Canal 11.