O Belenenses regressou esta tarde às emoções da Liga 3 em Alverca conhecendo o segundo desaire no campeonato ao perder por 1-0 frente ao FC Alverca, jogo que encerra a 1ª volta da competição. Os comandados de Bruno Dias mantêm os 19 pontos que agora lhes valem o quarto lugar da tabela com os mesmos pontos do terceiro, o seu adversário deste fim de tarde, a um ponto do topo da tabela repartido por Amora e U. Leiria. São três pontos de vantagem para o quinto lugar, ocupado pelo Sporting B que conta com um jogo a menos, calendário a ser regularizado já no próximo dia 10.

Mantendo a estrutura de três centrais com que saiu vitorioso dos últimos dois encontros e contando com o apoio ruidoso dos seus Adeptos, o Belenenses entrou para uma primeira metade repartida mas em que a equipa da casa procurava mais posse de bola no seu meio-campo ofensivo. Os azuis demoraram a entrar na partida e a acomodar-se ao perfil do Alverca, e aos 16 minutos Evandro Brandão lograva inaugurar o marcador após lance de insistência sobre a esquerda do ataque ribatejano. A equipa reagiu bem, subiu linhas, dispôs de uma oportunidade soberana por intermédio de Clé – que quando se preparava para restabelecer a igualdade já na grande área ribatejana foi traído pelos imprevistos provocados pelo péssimo estado do relvado – mas a partida atingia o intervalo sem alterações no marcador.

Os segundos quarenta e cinco minutos só deram Belenenses. A equipa entrou forte, a querer empurrar o Alverca para o seu último reduto desde o início, situação que se ia acentuando com o passar do tempo. Bruno Dias foi mexendo na equipa, arriscando progressivamente e tornando o onze cada vez mais ofensivo: os azuis chegavam com perigo às alas, colocaram inúmeras bolas na grande área ribatejana, trocavam bem a bola criando perigo mas o guardião Kadu ia assinando uma excelente exibição, segurando as várias investidas que lhe chegavam perto da linha de golo. O Belenenses deixava tudo em campo suando a camisola até à exaustão, procurava assegurar pelo menos um ponto mas a ineficácia associada aos ventos de uma tarde que não mostrava trazer a felicidade que já conhecemos noutros jogos, impediram que a equipa trouxesse um ponto para o Restelo. Em resumo, um resultado manifestamente injusto que castiga de forma severa a entrada do Belenenses no encontro, em especial nos primeiros quinze minutos.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Afonso Simão, Romário (Cap.), João Costa e Gonçalo Martins; Duarte Valente, Hélio Cruz, Xavi, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, André Serra, Wagner Pina, Tiago Lopes, Pipo, Mauro Antunes, Miguel Tavares, Flavinho e Pedro Martelo.

Entraram no segundo tempo Miguel Tavares (63′), Flavinho (63′), Pipo (76′), Pedro Martelo (76′) e Mauro Antunes (88′) para render respectivamente Fred Martins, Duarte Valente, Romário, Xavi e Hélio.

O campeonato interrompe agora por uma semana e regressa com uma visita ao estádio Cidade de Coimbra para defrontar a Académica no próximo dia 18 de Dezembro, domingo às 19h00, encontro com transmissão em directo no Canal 11 e que marca o arranque da 2ª volta da Liga.

Confere os resultados da 11ª Jornada:

// Alverca, 1 – Belenenses, 0
// Caldas, 0 – Sporting B, 2
// Vitória FC, 0 – Amora, 0
// Fontinhas, 0 – Oliveira do Hospital, 1
// Moncarapachense, 1 – U. Leiria, 1
// Académica, 0 – Real , 2

Confere a classificação à passagem da 11ª Jornada: