O Belenenses regressou esta tarde às emoções da Liga 3 no Estádio do Restelo para um duelo de Históricos, vencendo por 2-0 o Vitória FC – golos com assinatura de Flavinho e de João Costa para os azuis da Cruz de Cristo -, partida que ao intervalo os azuis venciam por 1-0. Os comandados de Bruno Dias mantêm o segundo lugar da tabela atingindo os 19 pontos, a par do Amora, numa tabela classificativa que deixa transparecer o equilíbrio que caracteriza esta competição: são apenas 6 os pontos que separam o primeiro do sétimo classificado.

Mantendo a estrutura com que saiu vitorioso do Estádio José Arcanjo na ronda anterior, apenas com duas alterações no onze inicial, e contando com o apoio ruidoso do seu público no regresso a casa e logo para um dos Clássicos do futebol português, o Belenenses voltou a apresentar-se com três centrais, hoje com João Sousa a regressar à titularidade, e mostrou desde o apito inicial querer jogar no meio-campo contrário. Apesar do equilíbrio inicial num registo repartido entre os dois meio-campos, os azuis beneficiavam de um xadrez com os dois laterais subidos e com Flavinho e Clé a mostrarem grande dinamismo no último terço e não espantou ninguém que o Belenenses inaugurasse o marcador instantes após o quarto de hora inicial com Flavinho a rematar forte e colocado para o primeiro festejo da noite. A vantagem era inteiramente justa e apesar do adversário procurar reagir ao golo, com David Grilo a apresentar-se uma vez mais em excelente plano com duas super-defesas, os azuis continuavam a procurar os espaços permitidos pelo Vitória no seu terço defensivo num jogo que corria agradável de se ver mas sem novos golos até ao intervalo.

Os segundos quarenta e cinco minutos apresentaram um Vitória muito mais ofensivo, a querer jogar no último terço tirando partido da velocidade nas alas, e bastaram cinco minutos para que Semedo restabelecesse a igualdade num remate dentro da área sem hipóteses para Grilo. Eram mais perigosos os sadinos mas Bruno Dias não tardou a mexer, fazendo entrar Miguel Tavares para oferecer características diferentes à transição ofensiva do Belenenses. E com o Vitória a manter-se mais ofensivo e perigoso no encontro, aos 66 minutos o técnico dos azuis mexeu em profundidade: João Costa rendia Clé na referência ofensiva e Pipo e Mauro Antunes permitiam ganhar consistência e superioridade na intermediária. Não tardou até que o adversário recuasse, com um Belenenses novamente mais subido e a procurar tocar a bola muitas vezes com qualidade no último terço, procurando superioridade nas alas e entradas com perigo no último reduto sadino. O tempo passava num registo de maior equilíbrio mas o Belenenses acabou por ser mais competente na eficácia e soube ser feliz aos 84 minutos, com João Costa a voltar aos golos oferecendo os três pontos à equipa num bom espectáculo de futebol.

Bruno Dias procedeu a várias alterações e fez alinhar um onze com David Grilo; Wagner Pina, Afonso Simão, Romário (Cap.), João Costa e Fred Martins; Duarte Valente, Hélio Cruz, Xavi, Flavinho e Clé. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, André Serra, Alex Figueiredo, Pipo, Mauro Antunes, Miguel Tavares, Tiago Moninhas, Pedro Martelo e João Costa.

Entraram no segundo tempo Miguel Tavares (57′), Pipo (66′), João Costa (66′), Mauro Antunes (66′) e André Serra (91′) para render respectivamente Flavinho, Duarte Valente, Clé, Xavi e Wagner Pina.

O campeonato vê chegar ao fim a primeira volta na próxima semana com o Belenenses a visitar o Alverca no próximo dia 4 de Dezembro, domingo, às 19h00, no Estádio do Futebol Clube de Alverca, encontro com transmissão em directo no Canal 11.

Mais uma distinção de ‘man of the match’ para os azuis, Hélio Cruz foi eleito ao início da noite o “Homem do Jogo” no Estádio do Restelo.

Confere os resultados da 10ª Jornada:

// Belenenses, 2 – Vitória FC, 1
// Sporting B, 2 – Fontinhas, 2
// Amora, 6 – Moncarapachense, 0
// Oliveira do Hospital, 2 – Académica, 2
// Real , 1 – Alverca, 2
// U. Leiria, 2 – Caldas, 0

Confere a classificação à passagem da 10ª Jornada: