O Belenenses regressou esta tarde às emoções da Liga 3 no Algarve entendo o Moncarapachense por 0-2 no Estádio José Arcanjo, em Olhão – golos com assinatura de Clé e de Xavi para os azuis da Cruz de Cristo -, confronto que ao intervalo os azuis venciam por 0-1 numa tarde de sentido único em que os azuis multiplicaram as oportunidades criadas. Os comandados de Bruno Dias mantêm o segundo lugar da tabela agora com 16 pontos, a par do Amora e do Caldas, num quadro classificativo que deixa transparecer o equilíbrio que caracteriza esta competição com apenas 6 pontos a separaram o primeiro do nono classificado.
Com o regresso de Clé ao onze como referência mais ofensiva do onze dos azuis após cumprir um jogo de castigo, o Belenenses voltou a apresentar-se com três centrais, desta feita com André Serra a regressar à titularidade, e cedo tomou conta das operações numa primeira metade que dominou por inteiro. As peças movimentadas por Bruno Dias dominavam no miolo, com laterais bem subidos, e praticamente estacionaram no meio campo contrário criando várias situações de apuro no último terço. E foi com naturalidade que Clé, de cabeça, inaugurou o marcador à passagem dos 35 minutos entregando justiça ao marcador e levando os azuis em vantagem para o intervalo numa primeira parte de sentido único em que a equipa respondeu da melhor maneira às adversidades sentidas nos dois últimos encontros.
Os segundos quarenta e cinco minutos deixavam antever idêntica postura do Belenenses, e não foram necessários dez minutos até que Xavi aumentasse a contagem. A vencer por dois golos de diferença, o Belenenses procurou controlar as operações de outra forma, concedendo alguma iniciativa de jogo a um adversário que sentiu necessidade de arriscar tudo, mas foi sempre a equipa mais esclarecida na hora de criar perigo, fruto de rápidas saídas em contra-ataque e das sucessivas alterações que Bruno Dias foi introduzindo no xadrez dos azuis do Restelo. A equipa dispôs de mais algumas oportunidades para alargar a vantagem, com Miguel Tavares e Dida a ficarem ambos muito perto do golo que não voltou a surgir, mas o mais importante estava já conseguido: somar três importantes pontos na luta pelos quatro primeiros da tabela. Em resumo, uma tarde em que o Belenenses proporcionou um bom espectáculo de futebol e em que os três pontos viajaram para o Restelo com inteira justiça.
Bruno Dias procedeu a várias alterações e fez alinhar um onze com David Grilo; Wagner Pina, André Serra, Romário (Cap.), Afonso Simão e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Hélio Cruz, Xavi, Flavinho e Clé. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, Fred Martins, Alex Figueiredo, Tiago Lopes, Pipo, Mauro Antunes, Miguel Tavares, Dida e João Costa.
Entraram no segundo tempo Tiago Lopes (45′), Miguel Tavares (56′), Mauro Antunes (71′), Fred Martins (71′) e Dida (83′) para render respectivamente Gonçalo Maria, Flavinho, Xavi, Wagner Pina e Clé.
O campeonato interrompe agora por uma semana com o Belenenses a receber o Vitória FC no próximo dia 27 de Novembro, domingo, às 19h00, no Estádio do Restelo, encontro também com transmissão em directo no Canal 11.
Autor de uma exibição excepcional, Clé foi eleito esta tarde o “Homem do Jogo no Estádio José Arcanjo.
Confere os resultados da 9ª Jornada:
// Moncarapachense, 0 – Belenenses, 2
// Fontinhas, 1 – U. Leiria, 1
// Oliveira do Hospital – Sporting B, 2
// Caldas, 0 – Amora, 1
// Vitória FC, 3 – Real, 5
// Alverca, 4 – Académica, 0
Confere a classificação à passagem da 9ª Jornada: