O Belenenses regressou esta tarde ao Restelo no regresso da Liga 3 empatando a um golo com o Caldas – tento com assinatura de Flavinho para os azuis da Cruz de Cristo -, um confronto que ao intervalo os azuis venciam por 1-0 numa tarde em que João Sousa e Pedro Martelo receberam ordem de expulsão e Wagner Pina e Hélio Cruz saíram condicionados fisicamente. Os comandados de Bruno Dias ocupam agra o segundo lugar da tabela com 13 pontos, a três pontos da liderança da Série que é ocupada pelo adversário desta tarde, numa tabela classificativa que deixa transparecer o equilíbrio que caracteriza a competição.

Com alterações no onze inicial face aos últimos jogos – Clé e Fred Martins cumpriam um jogo de castigo – o Belenenses apresentou-se pela primeira vez esta época com três centrais e dois laterais mais ofensivos, uma mexida que deu bons resultados na primeira metade do encontro, com os azuis a terem mais bola e a criarem mais perigo, com muita circulação e trocas de bola, mantendo o controlo das operações frente a um adversário com muita qualidade mas que não conseguia ultrapassar a muralha azul. E foi com naturalidade que, aos 37 minutos, Flavinho inaugurou o marcador na transformação de uma grande penalidade a castigar falta do guardião contrário sobre João Costa. Os problemas começaram pouco depois, com João Sousa a receber ordem de expulsão por acumulação de amarelos, o segundo dos quais absolutamente surreal, levando os azuis para intervalo em vantagem mas já reduzidos a dez unidades.

Os segundos quarenta e cinco minutos deixavam antever dificuldades e Bruno Dias foi obrigado a mexer logo ao intervalo com as entradas de André Serra e de Pipo de modo a manter o plano de jogo com três centrais e assegurar o equilíbrio no miolo, perante um adversário que forçosamente iria entrar mais ofensivo, em busca da reviravolta e beneficiando da superioridade numérica. Assistiu-se a uma segunda parte bem diferente, com um Caldas mais ofensivo e que pegou no jogo com os azuis a sentirem mais dificuldades para sair com bola jogável. E não tardou até que a igualdade chegasse, à passagem dos 54 minutos, por intermédio de Miguel Rebelo. O Belenenses sentiu o golo, o Caldas intuía que a superioridade numérica o podia levar para outro resultado, mas uma vez mais poucos minutos bastaram para que o Belenenses se reorganizasse e o equilíbrio se tenha evidenciado. Face a um adversário mais atrevido, o Belenenses nunca baixou os braços como tem sido seu apanágio ao longo da época e por várias vezes levou a bola para a frente – Duarte Valente mais sobre a esquerda, incansável, correu quilómetros até em zonas que não são habitualmente as suas e o recém-entrado Miguel Tavares, pela direita, causou muitas dores de cabeça à defesa contrária. Mas em tarde de adversidades, Bruno Dias foi forçado a fazer sair Wagner Pina e Hélio Cruz, ambos tocados, e viu ainda Pedro Martelo receber ordem de expulsão deixando os azuis com nove em campo para enfrentarem os últimos minutos. O perigo espreitava mas a muita vontade e concentração demonstradas, a par de uma exibição segura de David Grilo, permitiram somar mais um ponto nesta caminhada em busca de um dos quatro primeiros lugares da tabela. Uma tarde com um bom espectáculo de futebol em que Belenenses e Caldas foram, de longe, as duas melhores equipas em campo de entre as três que se apresentaram no relvado do Restelo.

Bruno Dias procedeu a várias alterações e fez alinhar um onze com David Grilo; Wagner Pina, Romário (Cap.), João Sousa, Afonso Simão e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Hélio Cruz, Xavi, Flavinho e João Costa. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, André Serra, Tiago Lopes, Pipo, Mauro Antunes, Tiago Moninhas, Miguel Tavares, Dida e Pedro Martelo.

Entraram no segundo tempo Pipo (45′), André Serra (45′), Miguel Tavares (61′), Pedro Martelo (61′) e Mauro Antunes (80′) para render respectivamente Xavi, Flavinho, João Costa, Wagner Pina e Hélio Cruz.

O Belenenses desloca-se na próxima semana ao Estádio José Arcanjo, em Olhão, para defrontar o Moncarapachense em partida agendada para dia 13 de Novembro, às 15h00, encontro também com transmissão em directo no YouTube do Canal 11.

Confere os resultados da 8ª Jornada:

// Belenenses, 1 – Caldas, 1
// Alverca, 1 – Oliveira do Hospital, 0
// Académica, 3 – Vitória FC, 0
// Amora, 2 – Fontinhas, 0
// U. Leiria, 1 – Sporting B, 0
// Real, 0 – Moncarapachense, 1

Confere a classificação à passagem da 8ª Jornada: