O Belenenses foi esta tarde afastado da Taça de Portugal ao perder frente à Sanjoanense por 3-2, após prolongamento, na deslocação ao Estádio Conde Dias Garcia em encontro da 3ª eliminatória da prova-rainha do futebol português. Pedro Martelo e Clé marcaram para os azuis da Cruz de Cristo.
O Belenenses foi apoiado em São João da Madeira por uma centena de adeptos que tiveram ocasião de presenciar o primeiro percalço da tarde: Flavinho, escalado para o onze inicial, ficou indisponível no aquecimento sendo rendido por Tiago Moninhas que deste modo se estreou como titular depois de ter beneficiado dos primeiros minutos em campo na deslocação ao terreno do Oliveira do Hospital. Frente a uma equipa a contar com o factor casa, com um meio-campo muito forte e que à semelhança do Belenenses ainda não tinha perdido esta época, os azuis entraram mais contidos, com menos posse de bola, mais focados na procura de transições rápidas que levassem a equipa para o último terço do terreno. Numa partida entre equipas da Liga 3 e por isso mesmo marcada pelo ausência de grandes desequilíbrios dentro das quatro linhas, o tempo correu com a Sanjoanense a lograr dois lances de perigo – um deles com a bola a embater no poste e um outro que chegou a dar golo quando a bola já tinha saído do perímetro de jogo -, mas foi o Belenenses a ser feliz, com Pedro Martelo a abrir o marcador na transformação de uma grande penalidade em cima do apito para intervalo.
A segunda parte arrancou com troca nos azuis: Hélio Cruz rendeu Duarte Valente a abrir 45 minutos em que a equipa da casa se via forçada a correr atrás do resultado. O Belenenses procurava organizar as peças e controlar as operações, e acabou até por ter mais bola no meio-campo contrário do que aquilo que se tinha visto na primeira parte, mostrando-se mais consistente. Mas os azuis não marcaram e a organização não foi suficiente para evitar o golo do empate à passagem dos 82 minutos, um tento que prometia levar o jogo para prolongamento. E assim sucedeu, com a estrelinha a parecer estar com a equipa da casa nesse período que, aos 5 minutos do prolongamento logrou colocar-se em vantagem. Eram minutos frenéticos, o Belenenses tinha agora a missão de correr atrás do prejuízo e, à passagem dos 103 minutos, Clé voltou a empatar o encontro novamente na transformação de uma grande penalidade. Os azuis pareciam estar melhor fisicamente mas quando as bancadas do Conde Dias Garcia já anteviam o desempate por grandes penalidades, Joel Silva voltou a colocar a formação da casa na frente, com um grande golo a partir do flanco direito sem qualquer hipótese de defesa para o guardião Daniel Azevedo. Bruno Dias ainda lançou Romário e João Costa na busca de um golo que levasse o jogo para penaltis – e esteve perto de o conseguir o ponta de lança ex-Loures -, mas a sorte nada quis esta tarde com os azuis, que desta forma se viram afastados da edição 2022/23 da Taça de Portugal depois de na ronda anterior terem eliminado o Torreense, da Liga 2 SABSEG, tendo agora todo o foco apontado à Série B da Liga 3.
Bruno Dias fez alinhar um onze com Daniel Azevedo; Fred Martins, Afonso Simão, João Sousa e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Pipo (Cap.), Xavi, Clé, Tiago Moninhas e Pedro Martelo. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam David Grilo, Romário, Wagner Pina, Tiago Lopes, Hélio Cruz, Mauro Antunes, Flavinho, Dida e João Costa.
Entraram na segunda metade Hélio Cruz, Wagner Pina, Mauro Antunes, Dida, Romário e João Costa.
A Liga 3 regressa já na próxima semana com uma recepção ao Sporting B em partida agendada para sexta-feira, dia 21 de Outubro, às 19h00, encontro com transmissão em directo no Canal 11.