O Belenenses perdeu ao início da noite a invencibilidade na Liga 3, ao perder frente ao Sporting B por 0-1, no Estádio do Restelo, compromisso referente à 6ª jornada da Série B. Com este desaire, a equipa orientada por Bruno Dias mantém os 11 pontos na tabela ocupando agora o segundo lugar, a um ponto do seu adversário de hoje quando aguarda ainda pelos resultados dos restantes encontros desta ronda que se disputam amanhã e no domingo.
Numa noite chuvosa a exibição do Belenenses começou cinzenta como a meteorologia que se fazia sentir em Lisboa, com os azuis a terem pela frente aquele que foi até agora o melhor Sporting B desta temporada, uma equipa que mostrou no Restelo grande maturidade e criatividade. Os azuis tiveram muitas dificuldades para sair a jogar, e raramente o conseguiram fazer com a qualidade habitualmente demonstrada. Fatawu – que acabou por ser eleito o melhor em campo – ganês com presença regular na equipa “A” leonina esta temporada, regressou aos “B” onde causou inúmeras dificuldades no lado esquerdo da defesa azul abrindo alas para vários momentos de perigo a que o último reduto dos Belenenses, e David Grilo com uma extraordinária exibição, respondiam conseguindo manter inviolada a baliza da casa. Em noite desinspirada o Belenenses sentia dificuldades para chegar ao último terço, acabando por somar apenas uma oportunidade de grande perigo com a bola a sair muito perto da baliza defendida por Diego Callai.
A segunda metade arrancou num registo idêntico mas com o Belenenses, ainda que sempre mais recuado do que é habitual, a controlar de forma mais eficaz a manobra ofensiva dos leões. O tempo passava sem que das oportunidades criadas surgisse o golo, e foi aos 76 minutos que o recém-entrado Vando Félix entra na área a par de Gonçalo Maria para cair sem que aparentemente alguém lhe tocasse, facto que não mereceu a concordância do árbitro Rui Silva que de imediato assinalou o castigo máximo. Rodrigo Ribeiro encarregou-se de converter, o que logou apenas na recarga após uma primeira grande defesa de Grilo. Em desvantagem, Bruno Dias voltou a mexer na equipa e de uma assentada entraram João Costa, Dida e Miguel Lopes. O registo do encontrou alterou-se e os azuis instalaram-se no meio-campo contrário com pouco mais de dez minutos para jogar, o suficiente para que construíssem quatro lances de grande perigo até ao apito final, num deles com João Costa a aparecer na grande área descaído para a direita e a rematar forte com a bola a sair rente ao poste. Em resumo, num jogo em que os azuis acordaram demasiado tarde, assistiu-se a uma vitória justa da equipa que mais procurou com sucesso a baliza contrária, mostrando a espaços momentos de muito bom nível.
Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Pipo, Hélio, Xavi, Tiago Moninhas, Clé e Pedro Martelo. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Daniel Azevedo, Afonso Simão, Tiago Lopes, Duarte Valente, Wagner Pina, Mauro Antunes, Miguel Lopes, Dida e João Costa.
Entraram na segunda parte Mauro Antunes (69′), João Costa (85′), Dida (85′), Miguel Lopes (85′) e Wagner Pina (89′) que renderam respectivamente Xavi, Pedro Martelo, Tiago Moninhas, Pipo e Fred Martins.
O campeonato regressa já na próxima sexta-feira com uma deslocação do Belenenses à Ilha Terceira, onde defronta o Fontinhas no Estádio João Paulo II em partida com início às 18h00 (19h00 de Lisboa) -, encontro que beneficia de transmissão em direto no Canal 11.