O Belenenses empatou ao início da noite a um golo com o Fontinhas – com Flavinho a marcar para os azuis – na deslocação ao Estádio João Paulo II, na Ilha Terceira, em compromisso referente à 7ª jornada da Série B. Um empate frente a uma equipa que ainda não perdeu nesta edição da Liga 3 e que deixa a equipa orientada por Bruno Dias com 12 pontos na tabela, para já a par dos líderes Sporting e Caldas, aguardando agora pelos resultados dos restantes encontros desta ronda que se disputam amanhã (o Sporting B – Amora foi adiado para Dezembro).

Num fim de tarde agradável nos Açores, o Belenenses esteve apoiado por algumas dezenas de adeptos, entre adeptos locais e os associados que viajaram a partir do continente, que se fizeram ouvir no apoio à equipa ao longo dos noventa minutos. O jogo começou repartido, com pouca bola no chão e mais procura da profundidade por ambos os conjuntos. Sem grandes oportunidades de golo nas duas balizas, Clé surgiu com muito perigo por duas vezes na área do Fontinhas, uma delas após grande assistência de Dida, mas não logrou inaugurar o marcador. O tempo passava sem grandes novidades até que à passagem do minuto 41 Clé – mais uma vez ele – procurou o remate à entrada da área contrária recebendo cartão vermelho directo após contacto com o adversário. Uma decisão de difícil qualificação a fazer lembrar o jogo da época passada entre os dois conjuntos… o Belenenses sentiu o golo, desorganizou-se e dois minutos depois a formação da casa adiantava-se no marcador, vantagem com que se atingiu o intervalo.

A paragem fez bem aos azuis: Bruno Dias fez entrar Wagner Pina logo no reinício e a segunda metade só deu Belenenses. Apesar de estar em campo com um elemento a mais, a equipa da casa foi forçada a ir recuando no terreno e desde cedo se sentia que os homens da Cruz de Cristo poderiam chegar ao golo. Com um Gonçalo Maria muito mexido na frente, os azuis empurravam o adversário, domínio que se foi acentuando com sucessivas alterações de Bruno Dias que, a vinte minutos do final, já tinha colocado “a carne toda no assador”. Mas apesar de todo o balanceamento ofensivo o golo tardava e foi já em período de descontos – a fazer lembrar a deslocação ao terreno do Oliveira do Hospital – que Flavinho apontou o golo da igualdade na transformação de uma grande penalidade a castigar mão na bola no último reduto do Fontinhas. Faltava então em tempo  que aos azuis sobrava em vontade, mas houve ainda tempo para que o Belenenses levasse por duas vezes algum perigo ao último reduto contrário. Tivesse a igualdade surgido uns minutos antes e talvez agora se festejasse a conquista de mais três pontos Em resumo, um empate com algum sabor a vitória atendendo aos desenvolvimentos da partida mas em que a haver um vencedor só poderia ter sido o Belenenses tal o caudal ofensivo que mostrou sobretudo no segundo tempo.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Hélio, Xavi, Dida, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Daniel Azevedo, Afonso Simão, Tiago Lopes, Pipo, Wagner Pina, Mauro Antunes, Flavinho, Tiago Moninhas e Pedro Martelo.

Entraram na segunda parte Wagner Pina (46′), Pipo (59′), Flavinho (63′), Pedro Martelo (71′) e Mauro Antunes (87′) que renderam respectivamente Xavi, João Sousa, Duarte Valente, Dida e Hélio.

O campeonato regressa no domingo, dia 6 de Novembro, às 15h00, com uma recepção ao Caldas no Estádio do Restelo, encontro que beneficia de transmissão em direto no Canal 11.

O Capitão Romário foi eleito pelo Canal 11 o “Homem do Jogo” desta partida: