A Taça de Portugal regressou esta tarde ao Estádio do Restelo, sensivelmente um ano depois da recepção ao Sporting, com o Belenenses a vencer o Torreense por 3-1 com golos de Clé (2) e Xavi carimbando com inteira justiça o acesso à 3ª eliminatória da prova-rainha do futebol português.

Com Hélio Cruz de regresso ao onze após um jogo de suspensão e com Miguel Tavares ainda lesionado, cerca de 1.500 espectadores marcaram presença no Restelo onde proporcionaram uma vez mais um ruidoso apoio ao onze de Bruno Dias que, esta tarde, se viu a entrar na partida a correr atrás do resultado. Com efeito, aos dois minutos de jogo os azuis viram-se em desvantagem após atrapalhação na grande área e a bola a sobrar para o remate certeiro de João Vieira que colocava em vantagem a formação da Liga 2. O Belenenses tardou uns minutos a encontrar-se mas logo se percebeu que, não obstante um Torreense que sentia ter o jogo controlado, a equipa estava focada em chegar ao golo. Ainda tremeu à passagem dos vinte minutos com Daniel Azevedo a responder com a defesa da tarde, mas passou a tomar conta das operações logo de seguida com Clé a chegar ao golo num lance em que foi assinalada posição de fora-de-jogo. Mas se ameaçou… o Internacional cabo-verdiano marcou mesmo ainda antes do intervalo correspondendo da melhor forma a um óptimo trabalho de Gonçalo Maria, levando o encontro para o intervalo em igualdade.

A paragem de quinze minutos fez bem à equipa, que reentrou em campo para uma segunda parte. Com doses elevadas de querer e de garra mas também muita qualidade quer na manobra a meio-campo quer na saída em transições rápidas, os azuis voltaram a mostrar trabalho de casa, criatividade e… eficácia. Aos 77 minutos, correspondendo da melhor forma à solicitação de Flavinho, Xavi Fernandes rematou colocado para um golo de fazer levantar qualquer estádio, empolgando também ele a bancada para mais quinze minutos à Belenenses. Bruno Dias foi mexendo e os azuis responderam da melhor forma à natural carga ofensiva da equipa de Torres Vedras, nessa altura já mais com o coração do que com a cabeça. Mas sentia-se que o Belenenses podia voltar a criar perigo em transição ofensiva e assim foi: aos 89 minutos Clé – de cabeça – fechou a contagem confirmando um justíssimo triunfo do emblema da Cruz de Cristo. Em resumo, mais uma tarde de futebol com emoção no Estádio do Restelo e que deixa o Belenenses às espera de adversário para a próxima eliminatória: a terceira ronda da Taça de Portugal joga-se no fim-de-semana de 15 e 16 de Outubro, com o sorteio a realizar-se já na próxima terça-feira na Cidade do Futebol.

Bruno Dias fez alinhar um onze com Daniel Azevedo; Fred Martins, Romário, João Sousa e Gonçalo Maria; Hélio Cruz, Mauro Antunes (Cap.), Xavi, Clé, Flavinho e João Costa. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam David Grilo, André Serra, Afonso Simão, Pipo, Wagner Pina, Duarte Valente, Miguel Lopes, Dida e Pedro Martelo.

Entraram na segunda metade Pipo (67′), Wagner Pina (85′), Duarte Valente (85′) e Pedro Martelo (90′) para renderem respectivamente Mauro Antunes, Flavinho, Xavi e João Costa.

A Liga 3 regressa já na próxima semana com uma deslocação ao terreno do U. Leiria em partida agendada para domingo, dia 9 de Outubro, às 17h00, encontro com transmissão em directo no Canal 11.