O Belenenses deslocou-se ao final da tarde ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, onde defrontou e venceu a UD Leiria por 2-4, com golos de João Costa, Flavinho, Clé e Xavi, um grande resultado que mantém os comandados de Bruno Dias invictos e no topo da classificação com 11 pontos, mais dois pontos do que um trio de perseguidores composto por Caldas, Fontinhas e Sporting B. Os azuis têm igualmente o melhor ataque da tabela com 11 golos marcados, tendo sofrido seis tentos.

Fortemente apoiado por uma incansável falange de apoio de mais de 1.000 adeptos que viajaram de vários pontos do país, o Belenenses entrou na partida com alguma expectativa, preparado para sofrer sempre que necessário mas sem nunca perder de vista as suas referências ofensivas ainda que com alguma dificuldade em ultrapassar o meio-campo leiriense usando a sua tradicional ideia de jogo. Foi necessária adaptação e muita segurança defensiva nos períodos em que a equipa da casa se abalançava para o ataque, sobretudo pelo lado direito. O tempo passava numa primeira metade difícil e o U. Leiria logrou chegar à vantagem à passagem dos 41 minutos, por intermédio de Jordan. Mas reagiu de imediato o Belenenses com João Costa a repor a igualdade em cima do intervalo, culminando da melhor forma uma boa iniciativa de Gonçalo Maria, levando assim a partida empatada para o descanso.

O intervalo fez bem ao Belenenses que entrou com tudo para os segundos quarenta e cinco minutos, com grande atitude, concentração e eficácia. E cedo chegou ao golo, com Flavinho – aos 48 minutos – a transformar uma grande penalidade que deixava os azuis em vantagem. O U. Leiria sentiu o golo, o Belenenses pressionava mais alto e mais forte e não tardou para que a vantagem se dilatasse com Clé (aos 53′) a não perdoar após grande assistência de Flavinho. A equipa estava confortável no jogo, dominava as operações em toda a linha e sentia-se que podia alargar a vantagem, o que veio a suceder aos 64 minutos com Xavi Fernandes a assinar mais um golo de levantar o estádio para estabelecer o 1-4. Com vinte e cinco minutos pela frente numa segunda metade endiabrada, o U. Leiria via-se forçado a tentar tudo, mais com o coração do que com a cabeça, e ainda conseguiu reduzir a desvantagem por intermédio de Leandro Antunes numa bola que beneficiou de um ressalto para não deixar hipóteses a um David Grilo que realizou uma grande exibição. Com dois golos de vantagem e vinte minutos para jogar, o Belenenses soube aguentar as múltiplas tentativas da formação orientada por Vasco Botelho da Costa e, com o jogo controlado, foi neutralizando as múltiplas tentativas de criar perigo que se abeiravam da sua baliza. Em resumo, uma vitória justíssima após uma primeira parte de maior contenção mas com um segundo tempo categórico e com momentos de grande nível.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Pipo, Hélio, Xavi, Flavinho, Clé e João Costa. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, Afonso Simão, Tiago Lopes, Duarte Valente, Wagner Pina, Mauro Antunes, Tiago Moninhas, Dida e Pedro Martelo.

Entraram na segunda parte Duarte Valente (67′), Pedro Martelo (77′), Wagner Pina (77′), Mauro Antunes (88′) e Afonso Simão (88′) para render respectivamente Xavi, João Costa, Flavinho, Pipo e Hélio Cruz.

O campeonato interrompe por uma semana para que se dispute a 3ª eliminatória da Taça de Portugal com o Belenenses a visitar no próximo sábado o terreno da Sanjoanense, sendo que as emoções da Liga 3 regressam ao Estádio do Restelo na sexta-feira, dia 21 de Outubro, para uma recepção ao Sporting B agendada para as 19h00, partida com transmissão em directo no Canal 11.

Pela quarta vez em cinco rondas, o “Homem do Jogo” vestiu de azul com Flavinho a receber o prémio aproveitando a ocasião para agradecer aos muitos adeptos do Belenenses presentes:

Confere os resultados da 5ª Jornada:

// U. Leiria, 2 – Belenenses, 4
// Alverca, 0 – Caldas, 0
// Oliveira do Hospital, 0 – Amora, 2
// Sporting B, 1 – Real SC, 0
// Fontinhas, 2 – Académica, 1
// Moncarapachense, 1 – Vitória FC, 2

Confere a classificação à passagem da 5ª Jornada:

Classificação | Jornada 5