O Belenenses deslocou-se hoje ao Estádio Municipal de Tábua para defrontar o FC Oliveira do Hospital na terceira jornada da Liga 3, empatando a um golo – com assinatura de João Costa -, o primeiro encontro da edição 2022/23 em que os comandados de Bruno Dias não somaram os três pontos. A equipa avançou para os sete pontos na tabela, a par do União de Leiria, ambos os conjuntos no topo da Série B.

Novamente apoiado por mais de quinhentos adeptos que fizeram questão de acompanhar o Clube numa longa deslocação, mas contando também com a presença ruidosa de muitos adeptos da zona centro do país, o Belenenses entrou bem na partida e cedo – à passagem dos nove minutos – poderia ter chegado à vantagem com Clé, a cruzamento de Gonçalo Maria, a levar a bola a embater com estrondo na trave da baliza contrária com o guarda-redes Chastre completamente batido. Face à infelicidade dos azuis apresentou-se a máxima de que “quem não marca, sofre” e, contra a corrente do jogo, o Oliveira do Hospital inaugurou o marcador num lance em que a defesa azul poderia ter feito melhor. E assim, em poucos instantes, mudava radicalmente a história de um jogo em que a formação de Bruno Dias prometia ser mandona desde o apito inicial. Os azuis não desistiram, procuraram levar a bola para a frente mas a equipa tardou em acertar posições e estratégias permitindo que a partida se desenrolasse incaracterística até ao intervalo.

Os segundos quarenta e cinco minutos trouxeram novidades desde o início: Fred Martins entrou para o lugar de um já amarelado Wagner Pina e o Belenenses deixou claro que estava ali para ser feliz. Num relvado saltitão e que apresentava muitas dificuldades para a habitual troca de bola dos azuis no centro do terreno, a equipa via-se forçada a procurar alternativas de jogo a que está menos habituada face a um adversário muito fechado, que aproximava linhas defensivas e que só raramente arriscava no último terço. E foi num desses lances em que os Oliveirenses procuraram a profundidade que o Belenenses teve de enfrentar nova contrariedade: respondendo a um lance de contra-ataque sobre o lado esquerdo da defesa, Hélio Cruz elimina o perigo com qualidade mas vê ser-lhe mostrado o cartão vermelho directo – castigo incompreensível perante a incredulidade generalizada de quantos assistiam à partida. E quem sabe não possa ter sido esse o momento decisivo do jogo… reduzido a dez unidades, frente a um Oliveira do Hospital cada vez mais fechado atrás procurando segurar três pontos, o Belenenses subiu muito as linhas, Bruno Dias foi mexendo constantemente numa equipa que apresentava um querer e uma atitude inultrapassáveis. Apostando tudo na reviravolta, sem medo, o técnico do Belenenses retirou um defesa central e um trinco para colocar mais dois homens na frente balanceando a equipa para minutos finais sufocantes para a formação da casa. E se dizem que a sorte protege os audazes, não é menos certo que a atitude da equipa só poderia ter sido premiada com a felicidade; e assim foi: na sequência de um pontapé de canto Romário cabeceou com qualidade com o guardião oliveirense a responder com reflexos mas, incapaz de segurar a bola, permitiu a recarga de um João Costa rápido e a mostrar-se muito oportuno. O Belenenses consentia assim o primeiro empate da época – um ponto que de algum modo teve sabor a vitória dadas as circunstâncias do jogo -, naquele que foi o terceiro empate em três rondas para um Oliveira do Hospital que até hoje mantinha a sua baliza sem sofrer golos. Em resumo, uma distribuição de pontos que se aceita dada a história da partida num jogo em que cedo, com alguma sorte, o Belenenses podia ter imposto um resultado diferente.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Wagner Pina, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Pipo, Hélio, Xavi, Clé, Miguel Lopes e Pedro Martelo. No banco, à disponibilidade da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, Afonso Simão, Fred Martins, Tiago Lopes, Duarte Valente, Mauro Antunes, Flavinho, Tiago Moninhas e João Costa.

Entraram na segunda parte Fred Martins (45′), Tiago Moninhas (64′), Mauro Antunes (64′), Flavinho (75′) e João Costa (83′) para render respectivamente Wagner Pina, Miguel Lopes, Xavi, João Sousa e Pipo.

O campeonato interrompe agora por uma semana para que se dispute a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, da qual o Belenenses ficou isento, pelo que a equipa regressa à acção apenas no sábado dia 17 deSetembro, às 17h00, no Estádio do Restelo, partida com transmissão em directo no Canal 11.

Pela terceira vez em três jogos o “Homem do Jogo” vestiu de azul desta partida, com João Costa a receber desta vez o tributo ao homem mais decisivo para o resultado final do encontro.

Confere os resultados da 3ª Jornada:

// Oliveira do Hospital, 1 – Belenenses, 1
// Sporting B, 1 – Alverca, 0
// Fontinhas, 2 – Vitória FC, 2
// Caldas, 3 – Moncarapachense, 1
// U. Leiria, 1 – Académica, 1
// Amora, 2 – Real SC, 1

Confere a classificação à passagem da 3ª Jornada: