O Belenenses regressou esta tarde ao Restelo no regresso da Liga 3 empatando a três golos com o Amora – com assinatura de João Costa, Xavi e Romário para os azuis da Cruz de Cristo -, um confronto que ao intervalo prometia tranquilidade mas que conheceu um final de loucos com incerteza no resultado até ao apito final. Os comandados de Bruno Dias mantêm-se no topo da tabela com 8 pontos – e com o melhor ataque da Série B – em igualdade pontual com o Caldas (ambos aguardando o resultado do Fontinhas no domingo), não conhecendo ainda o sabor amargo da derrota e tendo-se destacado do U. Leiria, que escorregou na deslocação ao terreno do Real SC, numa tabela classificativa que deixa transparecer o equilíbrio que caracteriza a competição.

Com várias alterações no onze inicial face aos últimos jogos – com Hélio Cruz a cumprir castigo de um jogo e com Tiago Moninhas e Miguel Tavares lesionados -, o Belenenses voltou a contar com o apoio ruidoso do seu público e entrou na partida a querer controlar o jogo, com sinal mais ofensivo e muitas trocas de bola, perante uma equipa que veio ao Restelo mostrar qualidade e muita organização no capítulo defensivo. Os azuis pressionavam e procuravam subir linhas num jogo que exigia paciência e que veio a mostrar resultados ao minuto 34, com João Costa a receber de Flavinho e a rematar à entrada da área para colocar a equipa em vantagem. O Amora sentiu o golo e bastaram três minutos para que Xavi aumentasse a vantagem com um remate de belo efeito e dar sequência a uma óptima assistência de João Costa. O resultado traduzia o que se passava em campo e, entre aplausos, permitiu ao Belenenses chegar tranquilo ao intervalo.

Os segundos quarenta e cinco minutos deixavam antever um jogo controlado pelos azuis apesar de uma maior pressão de um adversário com necessidade de correr atrás do resultado e os dois primeiros terços da segunda metade confirmaram esta expectativa. Mas se assim foi, poucos imaginariam o que viria a seguir: o Amora subia linhas progressivamente, ia ameaçando a espaços, criava perigo perante um Belenenses mais retraído e algo adormecido, e entrou nos últimos dez minutos a mostrar-se capaz de levar a cabo uma incrível remontada, com Paulo Marcelo a bisar aos 81 e 84 minutos e Nuno Pereira a dar mesmo a volta ao marcador já no início do período de compensação. E o tremendo balde de água fria que se abatia sobre o Estádio do Restelo já não esperava a recuperação quando, à passagem dos 96 minutos, um Dida que entrou muito bem no jogo cruzou da direita para um cabeceamento perfeito de Romário que devolvia o empate ao marcador. Minutos loucos em que depois da bola ir ao centro ainda houve tempo para um remate fortíssimo de Xavi, com o guardião Tiago Martins a corresponder com a segunda defesa da tarde – a primeira tinha cabido a David Grilo ainda no primeiro tempo. Uma tarde a recordar que os jogos terminam apenas no final dos noventa minutos, castigando um Belenenses mais forte mas que foi muito penalizado pelo adormecimento verificado no último terço do encontro: o futuro dirá se esta emocionante tarde de futebol representou um ponto ganho ou dois pontos perdidos.

Bruno Dias procedeu a várias alterações e fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Mauro Antunes, Xavi, Clé, Flavinho e João Costa. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, André Serra, Tiago Lopes, Pipo, Wagner Pina, Pedro Carvalho, Miguel Lopes, Dida e Pedro Martelo.

Entraram no segundo tempo Miguel Lopes (66′), Pipo (79′), Pedro Martelo (79′) e Dida (96′) para render respectivamente Flavinho, Clé, João Costa e Duarte Valente.

O campeonato interrompe agora por quinze dias, sem competição no próximo fim-de-semana e com a 2ª eliminatória da Taça de Portugal a jogar-se no Restelo no próximo dia 1 de Outubro, às 16h45, com transmissão no Canal 11. Uma semana depois, no regresso da Liga 3, o Belenenses desloca-se ao terreno do U. Leiria em partida agendada para dia 9 de Outubro, às 17h00, encontro também com transmissão em directo no Canal 11.

Confere os resultados da 4ª Jornada:

// Belenenses, 3 – Amora, 3
// Real SC, 1 – U. Leiria, 0
// Moncarapachense, 1 – Oliveira do Hospital, 2
// Vitória FC, 1 – Caldas, 2
// Académica, 0 – Sporting B, 2
// Alverca, 0 – Fontinhas, 0

Confere o vídeo com os seis golos desta partida: