O Belenenses entrou da melhor maneira na segunda jornada da edição 2022/23 da Liga 3 ao vencer o Real SC por 0-1 na deslocação à linha de Sintra, com golo de Xavi, um triunfo que permite aos comandados de Bruno Dias avançarem para os seis pontos na Série B, a par do União de Leiria, únicas equipas que contam por triunfos os jogos disputados ambas sem sofrerem golos.

O Belenenses apresentou-se em Queluz com equipamento alternativo e apoiado por uma significativa falange de apoio de mais de quinhentos adeptos, factor importante numa competição muito pautada pelo equilíbrio. E com os azuis a quererem pegar no jogo desde o início, foi a uma manhã de equilíbrio que se assistiu dentro das quatro linhas, com jogo repartido e iniciativa ofensiva por parte dos dois conjuntos. Procurando sempre definir melhor no último terço, especialmente na primeira metade, o Belenenses foi mais feliz logo à passagem dos doze minutos com Xavi Fernandes, em entendimento com Clé, a fazer um golo de levantar o estádio abrindo a contagem para os azuis da Cruz de Cristo, vantagem com que se atingiu o intervalo.

Os segundos quarenta e cinco minutos trouxeram um jogo no mesmo registo, com muita luta e equilíbrio, mas sem que um Real – sempre bem organizado e que mostrou que não será fácil passar esta temporada em Massamá – tenha conseguido desmontar a boa organização defensiva do Belenenses. Com vários lances ofensivos junto das duas áreas, as defesas superiorizavam-se aos ataques e teimavam em não surgir oportunidades claras de golo junto das balizas de David Grilo e de Iuri Miguel, para além de duas bolas que, encaminhadas pela sorte do momento, embateram na trave da baliza de um Belenenses que, sendo competente e muito trabalhador, forte no meio-campo defensivo, soube sofrer e acabou por ser feliz naquela que é a mais equilibrada das divisões nacionais. O técnico dos azuis foi mexendo na equipa, foi capaz de refrescar as alas com a entrada de Flavinho e Miguel Tavares, mas percebia-se nas bancadas que não seria fácil voltar a fazer balançar as redes. Em resumo e num encontro bastante equilibrado, assistiu-se a um triunfo justo de um Belenenses mais competente no último terço, a definir melhor e que contou com a inevitável estrelinha numa competição com estas características.

O técnico Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Pipo, Hélio, Xavi, Clé, Miguel Lopes e Pedro Martelo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, Alex, Afonso Simão, Mauro Antunes, Pedro Carvalho, Miguel Tavares, Dida, Flavinho e João Costa.

Entraram na segunda parte Flavinho (66′), Miguel Tavares (66′), João Costa (84′) e Mauro Antunes (84′) para render respectivamente Clé, Miguel Lopes, Pedro Martelo e Xavi.

O Belenenses regressa à acção já no próximo sábado para uma difícil deslocação ao terreno do Oliveira do Hospital, partida agendada para sábado, às 17h00, no Estádio Municipal de Tàbua.

Autor de um golo soberbo, Xavi foi eleito o “Homem do Jogo” desta partida:

Confere os resultados da 2ª Jornada:

// Real SC, 0 – Belenenses, 1
// Académica, 1 – Amora, 0
// Moncarapachense, 0 – Fontinhas, 1
// Alverca, 0 – U. Leiria, 1
// Caldas, 0 – Oliveira do Hospital, 0
// Vitória FC, 3 – Sporting B, 2

Confere a classificação à passagem da 2ª Jornada:

Confere o vídeo com alguns dos momentos altos do encontro: