O Belenenses entrou esta tarde a vencer na edição 2022/23 da Liga 3 ao bater a Académica de Coimbra no Estádio do Restelo por 2-0, com dois golos de Pedro Martelo, na reedição de um dos clássicos de renome do futebol português. Os comandados de Bruno Dias conquistaram os primeiros três pontos na Série B, contabilidade importante se verificarmos que a primeira edição desta competição terminou com 95% dos jogos pautados pelo equilíbrio, com uma diferença de dois golos ou menos.

Uma reedição de um duelo comm muita História pautado pelo Fair-Play e que ficou marcado antes do aquecimento das equipas pelo encontro entre os dois técnicos, convívio a fazer lembrar hábitos da liga inglesa ainda antes da Académica ter homenageado Matateu depositando uma Coroa de Flores junto ao seu busto, na sequência de um encontro-convívio entre as direcções de ambos os emblemas em que marcou presença Vicente Lucas.

Foi uma tarde vibrante aquela que se viveu no Restelo, com duas bancadas incansáveis e ruidosas no apoio às suas equipas apesar de o mês de Agosto tirar muito público a um cartaz de luxo que a sorte do sorteio forçou a disputar-se logo na ronda inaugural. Entrou muito bem na partida o Belenenses, a dominar as operações e a criar por várias vezes muito perigo no último reduto coimbrão, ora pelas alas ora por iniciativas individuais, e não surpreendeu que Pedro Martelo tenha inaugurado o marcador ainda antes dos vinte minutos com um cabeceamento de excelente execução. Procurou responder a Briosa sem que tenha levado grande perigo à baliza de David Grilo com excepção de um bola na barra dos azuis, mas se as coisas estavam difíceis para o visitante mais complicadas ficaram quando o guardião Nuno Hidalgo foi expulso depois de derrubar um Clé que se preparava para aumentar a contagem pouco antes do intervalo.

Ainda que reduzida a dez unidades, a Académica entrou na segunda metade a procurar ter mais bola mas o primeiro destaque esteve na eficácia do recém-entrado guarda-redes Bernardo Santos a negar o golo ao Belenenses por um par de vezes logo nos minutos iniciais. Os azuis geriam as operações, por vezes mais recuados procurando aproveitar espaços proporcionados pela superioridade numérica, foram sempre levando perigo à baliza contrária e chegaram ao 2-0 à passagem dos quinze minutos, uma vantagem mais dilatada que já se justificava desde os primeiros quarenta e cinco minutos. Daqui em diante a Académica nunca se deu por vencida e procurou sempre a baliza contrária, mas foram os azuis quem mais perto esteve de voltar a fazer mexer o marcador. Em resumo, um triunfo justíssimo do Belenenses que deixou o público com a nítida sensação de ter pecado por escasso.

O técnico Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Gonçalo Maria; Pipo, Hélio, Xavi, Clé, Miguel Lopes e Pedro Martelo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Daniel Azevedo, Alex, Afonso Simão, Mauro Antunes, Pedro Carvalho, Miguel Tavares, Dida, Flavinho e João Costa.

Entraram na segunda parte Flavinho (78′), João Costa (78′), Mauro Antunes (87′), Miguel Tavares (87′) e o ex-júnior Pedro Carvalho (91′), que renderam respectivamente Clé, Pedro Martelo, Xavi, Miguel Lopes e Pipo.

Com dois golos apontados, Pedro Martelo foi eleito o “Homem do Jogo” desta partida:

Confere os resultados da 1ª Jornada:

// Belenenses, 2 – Académica, 0
// Sporting B, 2 – Moncarapachense, 3
// Amora, 2 – Alverca, 3
// Fontinhas, 1 – Caldas, 1
// Oliveira do Hospital, 0 – Real SC, 0
// U. Leiria, 4 – Vitória FC, 0

Confere o vídeo com alguns dos momentos altos do encontro: