O Belenenses regressou esta tarde à acção no Parque de Jogos Pardal Monteiro onde venceu o Pêro Pinheiro por 0-3, com golos de Mauro Antunes, Gonçalo Maria e Ruben Araújo, na 9ª jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal, a penúltima desta etapa da prova. Um triunfo que coloca os azuis com 17 pontos na segunda posição da tabela, em igualdade pontual com o Moncarapachense e a um ponto do Fontinhas (que já carimbou a subida de divisão), com os comandados de Hugo Martins a dependerem apenas de si próprios para atingir o objectivo de acesso à Liga 3, necessitando para isso de mais um ponto à entrada para a última ronda que terá como cabeça de cartaz um confronto entre os azuis e o Moncarapachense.

Numa tarde cinzenta que não afastou de Pêro Pinheiro largas centenas de adeptos do Belenenses incansáveis no apoio à equipa, os azuis entraram muito bem no encontro para aquela que terá sido uma das melhores exibições fora do Restelo, apresentaram-se mandões, descontraídos e imperturbáveis na luta pela segunda bola, e foi com naturalidade que se colocaram em vantagem com Mauro Antunes, à distância, a aproveitar um deslize do guardião da casa depois de pressionado por Dida e Ruben Araújo. A demonstrar vontade de aumentar a vantagem, o Belenenses nunca tirou o pé do acelerador não obstante estar do outro lado uma equipa que nunca deixou de querer chegar à baliza dos azuis, e foi com naturalidade que Gonçalo Maria rematou forte e cruzado para fazer um grande golo que sossegava os espíritos mais inquietos, alargando a vantagem no marcador. O intervalo chegou sem alteração no registo que o jogo vinha demonstrando até ao momento.

Numa tarde em que Hugo Martins não pôde contar com Clé, Flavinho e Pipo, a equipa voltou a entrar bem para a segunda parte, com muita garra e a proporcionar bom futebol apesar das dificuldades colocadas pelo tapete de jogo, numa partida que se mantinha com o Pêro Pinheiro sempre a procurar sair rápido para o último terço dos azuis cuja defesa se apresentou sempre em muito bom nível. E numa das investidas de ataque do Belenenses houve ainda ocasião para Ruben Araújo aumentar a contagem assinando o seu vigésimo golo de Cruz de Cristo ao peito, sentenciando um encontro em que a forma categórica como o Belenenses entrou facilitou e muito os objectivos da equipa. Hugo Martins foi mexendo na equipa e gerindo o esforço dos atletas, já de olhos postos na última ronda do campeonato. Em resumo, uma justa e importantíssima vitória que deixa o Belenenses a precisar de apenas um ponto para subir à Liga 3 e ainda com hipóteses matemáticas de terminar no primeiro lugar da Série Sul.

Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Fábio Marinheiro, Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Kikas, Mauro Antunes (Cap.), Rui Batalha, Dida e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Alex Figueiredo, André Frias, Rui Pereira, David Brazão, Miguel Oliveira e Herlander.

O campeonato regressa já no próximo domingo, dia 29 de Maio, às 14h00, com uma recepção ao Moncarapachense, no Estádio do Restelo, em partida da 10ª (e última) jornada da Série Sul da fase de subida do Campeonato de Portugal.

Confere os resultados da 9ª Jornada:

// Pêro Pinheiro, 0 – Belenenses, 3
// Sertanense, 3 – Fontinhas, 1
// Moncarapachense, 0 – Olhanense, 0

Confere a classificação à passagem da 9ª Jornada: