O Belenenses regressou esta tarde à acção no Restelo onde cedeu o primeiro empate nesta segunda fase, frente ao Sertanense, num jogo que terminou com três golos para cada lado com Rui Batalha (2) e Fred Martins a assinarem os tentos dos azuis na 7ª jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal. Um nulo que mantém os azuis a dependerem apenas de si próprios para atingir o objectivo de acesso à Liga 3 mas que coloca os comandados de Hugo Martins, por agora, na terceira posição da tabela, com treze pontos, a dois do Moncarapachense e a quatro do Fontinhas quando faltam duas jornadas para o final da competição.

Numa tarde que começou com uma bonita festa das famílias dedicada aos mais novos e que no campo Vicente Lucas puderam divertir-se com pinturas faciais e insufláveis, foram muitos os adeptos e sócios do Belenenses que marcaram presença no Restelo para um apoio ruidoso e permanente que se veio a revelar importantíssimo para a conquista de mais um importante ponto. A equipa entrou bem no jogo mas cedo se viu um Sertanense que, a praticar bom futebol, beneficiou da sorte do jogo e se colocou em vantagem à passagem dos vinte minutos para ampliar o marcador apenas três minutos depois. Em cúmulo, também cedo Flavinho se viu forçado a sair por lesão e a vontade demonstrada pelos azuis não foi suficiente para inverter um resultado que se manteve até ao intervalo.

O interregno fez bem aos azuis, que entraram para a segunda parte transfigurados não tardando dois minutos até que Rui Batalha, oportuno, surgisse a facturar o primeiro golo do Belenenses. Mas com a equipa balanceada para o ataque foi o Sertanense a aumentar novamente a vantagem dez minutos depois, um enorme balde de água fria que caiu sobre o Restelo. Mas o temporal foi sol de pouca dura e Fred Martins, apenas três minutos depois, voltou a colocar a diferença no marcador na margem mínima em tarde que se revelava imprópria para cardíacos. O Belenenses dominava então o encontro, procurava a superioridade nas alas, as transições rápidas e as mudanças constantes de flanco, foi criando oportunidades mas conseguiu chegar ao empate a três golos já em cima dos noventa minutos com Rui Batalha a corresponder novamente da melhor maneira dentro do último reduto adversário. O apoio do público da casa fazia-se ouvir a plenos pulmões e os sete minutos de compensação permitiam ainda sonhar com a reviravolta, com a equipa literalmente instalada no último terço do terreno. As oportunidades ainda surgiram mas o empate viria a prevalecer perante uma das melhores equipas que esta temporada visitaram o Restelo. Em resumo, um jogo em que o Belenenses foi muito infeliz na primeira parte, o que castigou os azuis que, não obstante uns segundos quarenta e cinco minutos de tremenda entrega, acabaram por ceder os primeiros pontos desta segunda etapa do campeonato jogando em casa, para além de Pipo ter visto o quinto cartão amarelo o que o retira das opções para o desafio da próxima semana.

Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Fábio Marinheiro, Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Pipo, Duarte Valente, Mauro Antunes (Cap.), Flavinho, Dida e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Dudu, Zé Pedro, David Brazão, Kikas, Rui Batalha e Herlander.

O campeonato regressa já no próximo domingo, dia 22 de Maio, às 17h00, com uma deslocação ao Parque de Jogos Pardal Monteiro para defrontar o Pêro Pinheiro em partida da 9ª jornada da Série Sul da fase de subida do Campeonato de Portugal.

Confere os resultados da 8ª Jornada:

// Belenenses, 3 – Sertanense, 3
// Fontinhas, 2 – Olhanense, 0
// Moncarapachense, 2 – Pêro Pinheiro, 0

Confere a classificação à passagem da 8ª Jornada: