O Belenenses perdeu esta tarde por 0-1 frente ao Moncarapachense no regresso ao Estádio do Restelo, na 10ª e última jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal, um desaire que deixa os azuis com 17 pontos na terceira posição da tabela numa partida em que teria bastado um empate para selar o segundo lugar. Os comandados de Hugo Martins terminam a competição com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, registo a que se junta o melhor ataque com 17 golos marcados. A equipa, devidamente licenciada para participar na Liga 3, aguarda agora que a Federação Portuguesa de Futebol determine quais os clubes regulamentarmente habilitados a participar na edição 2022/23 da prova.

Uma tarde desportivamente amarga num jogo em que a bancada dos sócios do Belenenses registou a maior enchente da temporada, com cerca de 7.000 sócios e adeptos presentes e incansáveis no apoio à equipa, uma extraordinária moldura humana que foi enchendo o complexo e a Loja Azul desde o final da manhã numa grande jornada de belenensismo e que bem merecia ter saído do Restelo com um outro resultado. A precisar de apenas um ponto para carimbar matematicamente a subida, os azuis entraram na partida em ritmo forte e controlaram os acontecimentos ao longo da primeira parte sem que no entanto tenham conseguido fazer mexer o marcador.

O intervalo chegou com duas homenagens: ao capitão Bernardo Ribolhos na hora da despedida dos relvados – ele que integrava a equipa desde a época 2018/19, ocupando funções de técnico nos escalões de formação -, e também a Wilson Zacarias, adepto do Belenenses residente em Moncarapacho e portador de deficiência, que hoje teve oportunidade de visitar o Estádio do Restelo com a sua família celebrando a sua paixão pelo emblema da Cruz de Cristo, ambos muito ovacionados pela bancada.

Em jogo jogado, o Belenenses entrou muito mal nos segundos quarenta e cinco minutos e o Moncarapachense acercava-se com perigo do último terço dos azuis, chegando á vantagem num lance em que não faltou muita sorte à passagem dos 20 minutos. Os azuis sentiram o golo e mostravam-se balanceados para o ataque mas muito enervados, com Hugo Martins a proceder a sucessivas alterações no sentido de levar a equipa a arriscar tudo, a equipa chegou a criar perigo nos minutos finais, mas nunca foi suficientemente objectiva nestes segundos quarenta e cinco minutos. Em resumo, um triunfo da formação algarvia que foi sobretudo feliz na hora da concretização numa partida em que o empate teria sido o resultado mais justo não obstante a maior posse de bola dos azuis.

O técnico Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Fábio Marinheiro, Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Duarte Valente, Kikas, Mauro Antunes (Cap.), Rui Batalha, Dida e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Dudu, Zé Pedro, Pipo, Miguel Oliveira, Flavinho e Herlander.

Confere os resultados da 10ª Jornada:

// Belenenses, 0 – Moncarapachense, 1
// Fontinhas, 2 – Pêro Pinheiro, 1
// Olhanense, 2 – Sertanense, 1

Confere a classificação final da Fase de Subida – Série Sul: