O Belenenses regressou esta tarde à acção no Restelo vencendo o Olhanense por 3-0, com golos de Ruben Araújo (2) e Clé, na 6ª jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal, aquela que marca o início da segunda volta. Numa jornada em que só os azuis venceram, a equipa soma agora doze pontos na tabela, assumindo a liderança isolada com mais um ponto do que o Fontinhas – adversário da próxima ronda – com os azuis da Cruz de Cristo a cimentarem o melhor ataque desta série com dez golos marcados.
Num duelo com muita História no futebol português – o 50º embate entre os azuis e o Olhanense, um dos vencedores do velhinho Campeonato de Portugal -, o Belenenses entrou forte no encontro e chegou à vantagem à passagem dos 4 minutos com Ruben Araújo a surgir oportuno para inaugurar o marcador. A partida seguiu repartida, com um Olhanense sempre atrevido mas que encontrou um dos melhores Belenenses desta temporada, com transições rápidas, muita troca de bola e procura constante de triangulações no último terço e de trocas de flanco – com Flavinho muito irrequieto e oportuno -, mas igualmente certeiro a defender, sem consentir grande perigo junto da baliza de Marcelo Valverde.
A segunda metade voltou a trazer um Belenenses muito forte e também com estrelinha, e não foram necessários cinco minutos para que Clé, entrado ao intervalo para o lugar de Kikas, rematasse forte para o segundo golo numa conclusão perfeita de uma grande jogada dos azuis. A equipa mostrava-se tranquila com a vantagem, continuava a praticar bom futebol perante um adversário que apesar da classificação nunca deixou de procurar o golo e se apresentava mais rematador, mas a equipa técnica orientada por Hugo Martins – hoje ausente do banco por castigo – foi introduzindo sucessivas alterações de cariz ofensivo procurando levar o jogo para o meio campo contrário, impondo posse de bola e controlo do jogo. Houve ainda tempo para Ruben Araújo bisar, elevando para 19 golos assinados a impressionante contagem pessoal da temporada, numa partida que marcou igualmente o regresso aos relvados de Zé Pedro após paragem. Para a história fica mais um importante triunfo numa competição muito curta e com escassa margem de erro mas em que o Belenenses se mantém invicto mostrando elevada consistência, objectividade e organização.
Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Fábio Marinheiro, Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Pipo, Duarte Valente, Kikas, Mauro Antunes (Cap.), Flavinho e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Alex Figueiredo, Zé Pedro, David Brazão, Rui Batalha, Clé e Dida.
O campeonato regressa já no próximo domingo, dia 8 de Maio, às 13h00 de Lisboa, com uma deslocação aos Açores para defrontar o Fontinhas em partida da 7ª jornada da Série Sul da fase de subida do Campeonato de Portugal, encontro com transmissão em directo noCanal 11.
Confere os resultados da 6ª Jornada:
// Belenenses, 3 – Olhanense, 0
// Moncarapachense, 0 – Fontinhas, 0
// Pêro Pinheiro, 0 – Sertanense, 0
Confere a classificação à passagem da 6ª Jornada: