O Belenenses regressou esta tarde à acção no Campo de Jogos dr. Marques dos Santos, na Sertã, onde empatou a uma bola frente ao Sertanense, com golo de Ruben Araújo, na 3ª jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal. Um empate que mantém os azuis invictos nesta etapa da prova e que mantém os azuis na liderança isolada da tabela com cinco pontos – agora à espera do confronto entre Olhanense e Fontinhas que apenas se disputa amanhã, contabilizando igualmente, à condição, o melhor ataque desta série com quatro golos apontados.
Foi perante a presença de uma grande falange de apoio que se apresentou na Sertã para apoiar o Belenenses, vinda de Lisboa e de vários outros pontos do país, que os azuis entraram no encontro com uma única alteração face ao último jogo, com Duarte Valente a substituir Mauro Antunes no onze inicial. A primeira metade apresentou-se repartida, com os comandados de Hugo Martins a procurarem jogar mais subidos no terreno recorrendo a uma maior pressão no centro do terreno, dispondo de uma oportunidade para chegar à vantagem num remate de Gonçalo Maria que ficou muito perto do objectivo. Mas foi o Sertanense a adiantar-se no marcador à passagem dos 38 minutos, contra a corrente de jogo, num lance estranho – que deixa a sensação de fora-de-jogo por assinalar – em que a formação da casa chega ao golo após uma série de tentativas em que a bola parecia teimar em não entrar. A partir daí, o Belenenses sentiu claramente o golo e mostrou dificuldades até ao intervalo numa altura em que três dos defesas azuis já tinham visto o cartão amarelo.
Em desvantagem no marcador, a segunda parte trouxe um Belenenses a mostrar vontade de restabelecer o empate e não tardou até que o conseguisse: foi logo aos três minutos que Ruben Araújo, na transformação de uma grande penalidade, fez balançar as redes e levou a festa à bancada onde se encontravam os muitos adeptos da equipa. A partir daí, quando se adivinhava um Belenenses motivado por um golo alcançado tão cedo, a equipa sentiu evidentes dificuldades para pegar no jogo e foi forçada a saber sofrer, com o Sertanense a criar mais perigo ao longo de praticamente todo o segundo tempo, rematando várias vezes e procurando aproveitar várias bolas paradas de que dispôs no meio-campo dos azuis. Em todo este período Marcelo Valverde destacou-se opondo-se com qualidade àquela que foi a sorte do jogo a partir do momento do empate. Para a história, numa fase final pautada por grande equilíbrio e em que todos os jogos são finais, destaca-se a conquista de mais um importante ponto num campo muito difícil, ponto que permite à equipa passar mais uma semana em posição de subida à Liga 3 e sem conhecer o sabor amargo das derrotas.
Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Fábio Marinheiro (Cap.), Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Pipo, Duarte Valente, Kikas, Flavinho, Rui Batalha, e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Dudu, André Frias, Mauro Antunes, Clé, Herlander e Dida.
O campeonato regressa já no próximo fim-de-semana com uma recepção do Belenenses ao Pêro Pinheiro em partida da 4ª jornada da Série Sul da fase de subida do Campeonato de Portugal.
Confere os resultados da 3ª Jornada:
// Sertanense, 1 – Belenenses, 1
// Pêro Pinheiro, 0 – Moncarapachense, 1
// Olhanense – Fontinhas (dia 11/4)
Confere a classificação à passagem da 3ª Jornada: