O Belenenses regressou ao início da tarde à acção no campeonato com um empate a um golo na deslocação ao terreno do Olhanense, com golo de Ruben Araújo, na 1ª jornada da fase de subida do Campeonato de Portugal. Um empate que dá aos azuis o primeiro ponto nesta etapa da competição, deixando a equipa na segunda posição da tabela a par de outras quatro formações.
Numa partida marcada pela presença de centenas de adeptos do Belenenses que se deslocaram ao Estádio José Arcanjo, onde foram muito bem recebidos naquela que prometia ser uma grande tarde de futebol, a meteorologia não foi amiga de jogadores e de espectadores impondo desde o início – com um vento fortíssimo – condições difíceis para proporcionar bom futebol. Ainda assim, a primeira parte apresentou-se muito disputada entre dois dos candidatos assumidos à subida à Liga 3, num jogo repartido e com muita luta sobretudo no centro do terreno. Adiantou-se no marcador o Olhanense através da transformação de uma (polémica) grande penalidade que Xavi Venâncio converteu da melhor maneira, com o Belenenses a responder da melhor maneira ainda antes do intervalo, com Ruben Araújo a rematar certeiro para restabelecer a igualdade.
Se a primeira parte não foi fácil pela chuva mas sobretudo pelo muito vento que traía o esforço dos atletas, a segunda metade aliou ao vento uma chuva torrencial que desafiava a capacidade de resistência dos adeptos. Foi neste particular que o Belenenses obteve especial vantagem no xadrez da tarde, com os adeptos azuis incansáveis no apoio e impermeáveis ao dilúvio a procurarem empurrar a equipa para a frente. Mas se na bancada a vantagem era evidente, no terreno de jogo as coisas apresentavam-se novamente repartidas e mais difíceis com o passar dos minutos, obrigando as duas equipas a muita luta num terreno que se apresentava cada vez mais pesado. Esteve bem o Belenenses apesar disso, dispondo de algumas oportunidades de golo e procurando o remate de longe ao invés da primeira parte, mas o passar do tempo foi-se percebendo que, perante condições tão adversas, as equipas procuravam sobretudo não cometer erros. Os últimos minutos mostraram um Belenenses mais instalado no último reduto contrário e que parecia estar fisicamente mais forte, deixando a ideia de que se o jogo tivesse mais alguns minutos a sorte podia sorrir aos azuis, mas para a história fica um empate que acaba por fazer justiça ao que se passou no relvado e, em especial, ao esforço que os futebolistas deixaram dentro das quatro linhas.
Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Fábio Marinheiro (Cap.), Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Pipo, Duarte Valente, Flavinho, Rui Batalha, Clé e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Alex Figueiredo, André Frias, Kikas, Mauro Antunes, Herlander e Dida.
O campeonato interrompe agora por uma semana para fim-de-semana de selecções e o Belenenses regressa à acção no Estádio do Restelo no próximo dia 3 de Abril, às 13h00, para uma recepção ao Fontinhas em partida da 2ª jornada da Série Sul da fase de subida do Campeonato de Portugal.
Confere os resultados da 1ª Jornada:
// Olhanense, 1 – Belenenses, 1
// Sertanense, 1 – Pêro Pinheiro, 1
// Fontinhas, 2 – Moncarapachense, 1
Confere a classificação à passagem da 1ª Jornada: