O Belenenses regressou esta tarde aos Açores e às vitórias, no Estádio Municipal da Ribeira Grande, ao vencer o CD Rabo de Peixe por 0-1, com golo de Ruben Araújo, na 17ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal. Uma vitória que conduz os azuis à liderança isolada da tabela com 30 pontos, mais dois do que o Sintrense, mais três do que o Loures e mais cinco do que o Pêro Pinheiro, este último com um jogo em atraso que disputará já no próximo domingo e que, caso não vença, carimbará a passagem do Belenenses à fase de subida à Liga 3.

Numa partida em que desde logo importa destacar a volumosa e sempre ruidosa falange de apoio que acompanhou a equipa a São Miguel, entre adeptos locais e muitas dezenas que viajaram desde Lisboa, o Belenenses entrou no encontro da melhor maneira e poderia ter inaugurado o marcador logo aos trinta segundos de jogo com Dida a rematar forte para uma grande defesa do guardião da equipa da casa, uma das muitas que ao longo da partida permitiram adiar o golo dos comandados de Hugo Martins. O técnico que apostou numa frente de ataque com Dida e Herlander viu a equipa controlar as operações, deixar sempre um sinal mais no encontro mas o desenrolar dos acontecimentos levou o jogo para intervalo sem alterações no marcador.

A segunda parte voltou a mostrar um Belenenses a querer pegar no jogo e a quem só a vitória interessava, num jogo que exigia paciência na construção para ultrapassar o bem organizado reduto defensivo açoreano. A equipa voltava a controlar as operações e a procurar a grande área contrária de variadas formas mas o nulo teimava em persistir e obrigava o comando técnico dos azuis a ir mexendo, primeiro com a entrada de Clé e de Ruben Araújo, depois também de Zé Pedro, e foi já muito perto do minuto 90 que um ataque rápido e simples levou ao golo da vitória, com Fred Martins a desmarcar Herlander na direita que cruzou para a finalização certeira de Ruben Araújo, um tento que trouxe justiça ao marcador, que deixou em delírio os adeptos azuis presentes na Ribeira Grande e que proporcionou um grande momento de comunhão entre equipa e adeptos. Um triunfo importantíssimo para os objectivos do Belenenses numa ronda em que a conjugação de resultados foi, também ela, favorável aos interesses da equipa.

Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, Alex Figueiredo, Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Pipo, Duarte Valente, Mauro Antunes (Cap.), Flavinho, Herlander e Dida. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, André Frias, Zé Pedro, Sénica, Kikas, Clé e Ruben Araújo.

O campeonato interrompe agora por uma semana para acerto de calendário e o Belenenses regressa à acção no Estádio do Restelo no próximo dia 6 de Março, às 15h00, para uma recepção ao Coruchense em partida da 18ª e última jornada da Série E do Campeonato de Portugal.

Confere os resultados da 17ª Jornada:

// Rabo de Peixe, 0 – Belenenses, 1
// Sintrense, 1 – Loures, 1
// Coruchense, 1 – Ideal, 5
// Sacavenense, 1 – Pêro Pinheiro, 1
// Operário Lagoa, 1 – Elvas, 1

Confere a classificação à passagem da 17ª Jornada: