O Belenenses registou esta tarde o primeiro empate da temporada no Estádio do Restelo ao empatar sem golos com o Pêro Pinheiro em partida da 12ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal. Um nulo que conduz os azuis aos 20 pontos na tabela, mantendo a segunda posição e um ponto a menos do que o adversário deste domingo, mas vendo aproximar-se a dupla perseguidora composta por Sintrense e GS Loures que agora alcançou os 19 pontos.
Vindo de uma vitória e com três dos cinco reforços – Fred Martins, Gonçalo Maria e Pipo – no onze titular, o Belenenses entrou bem na partida, a pegar no jogo desde o início e a procurar com rapidez os espaços mais avançados, um ritmo que foi abruptamente quebrado à passagem dos 7 minutos com uma lesão do árbitro assistente do lado da bancada poente, obrigando à sua substituição num processo que interrompeu o encontro por mais de vinte minutos. Os azuis voltaram a dominar as operações perante um adversário muito organizado mas igualmente recuado no terreno, mas não obstante alguns bons apontamentos e uma bola nos ferros não conseguiram voltar a alcançar nestes primeiros quarenta e cinco minutos o ritmo prometedor com que iniciaram a partida.
A segunda metade voltou a trazer um Belenenses a pegar no jogo e claramente em busca dos três pontos, com os laterais tendencialmente subidos no terreno em busca de um futebol apoiado e que criasse perigo e superioridade nas alas. Os azuis foram dominando as operações perante um Pêro Pinheiro que se manteve muito organizado no sector recuado mas com uma segunda parte em que procurava surpreender os azuis, ora logrando momentos de posse de bola no meio campo ofensivo, ora através de contra-ataques rápidos através das alas. Hugo Martins foi fazendo alterações no onze, procurou ir reforçando a presença ofensiva da equipa, o que se acentuou já perto do final quando a formação da linha de Sintra se viu reduzida a dez unidades. Com “toda a carne no assador”, o Belenenses procurou chegar à vantagem por todas as formas, procurava os remates de fora da área e também os cruzamentos para a área, voltou a ver mais uma bola embater nos ferros da baliza do Pêro Pinheiro, mas não conseguiu inaugurar o marcador e conquistar os três pontos. Um empate lisonjeiro para o líder da Série E que não altera posições no topo da tabela e que deixa os azuis já de olhos postos na difícil deslocação ao terreno do GS Loures, melhor ataque desta série do campeonato.
Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Fred Martins, André Serra, Duarte Henriques e Gonçalo Maria; Pipo, Kikas, Mauro Antunes (Cap.), Flavinho, Clé e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Tomás Foles, Alex Figueiredo, Fábio Marinheiro, André Frias, Ricardo Viegas, David Brazão e Herlander.
O Belenenses regressa à acção já no próximo domingo, 23 de Janeiro, às 15h00, com uma deslocação ao terreno do GS Loures em partida da 13ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal.
Confere os resultados da 12ª Jornada:
// Belenenses, 0 – Pêro Pinheiro, 0
// Ideal, 1 – Loures, 3
// Coruchense, 1 – Operário Lagoa, 3
// Rabo de Peixe, 0 – Sintrense, 1
// Sacavenense – Elvas (Adiado)
Confere a classificação à passagem da 12ª Jornada: