O Belenenses deslocou-se ao início da tarde ao Ribatejo para defrontar a o Coruchense em partida da 9ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal – a última da primeira volta-, tendo vencido por 1-2, com golos de Ruben Araújo e Brazão, naquela que foi a primeira vitória dos azuis fora do Restelo na presente temporada. Um resultado que faz com que a equipa avance para os 15 pontos na tabela, agora a apenas dois pontos do líder Pêro Pinheiro e em igualdade pontual com o Sintrense na segunda posição. A par disso, os azuis fecham a primeira volta da competição com o melhor ataque da Série E com 14 golos apontados, com Ruben Araújo a liderar a lista demolhares marcadores com seis finalizações certeiras.

Sem alterações no onze face à última jornada, o Belenenses entrou na partida da melhor maneira, com postura ofensiva e logrando vários pontapés de canto favoráveis, um dos quais por pouco não conduziu à inauguração do marcador. Mas o decorrer dos minutos foi manifestando maior equilíbrio, o Coruchense foi ajustando as peças e saía com velocidade para o ataque e à passagem dos 20 minutos conseguiu mesmo colocar-se em vantagem para desalento dos vários adeptos do Belenenses que se deslocaram ao Estádio Municipal José Peseiro. Responderam os azuis na procura do empate mas algum nervosismo na hora da definição arrastou o jogo para o intervalo sem alterações no marcador.

À semelhança de há oito dias, a segunda metade reservava um Belenenses muito mais competente e determinado, com um jogo mais agradável e a controlar as operações. Num jogo em que o capítulo físico não foi favorável – por duas vezes Hugo Martins se viu obrigado a mexer por lesão, primeiro de Miguel Oliveira e depois do recém-entrado Zé Pedro – o técnico foi mexendo no sistema e adivinhava-se o golo do Belenenses, o que veio a ocorrer a vinte minutos do final com Ruben Araújo a rematar forte para restabelecer a igualdade. E não chegaram a ser necessários dez minutos para que Brazão, muito oportuno, assinasse a remontada. Os azuis procuraram então segurar a vantagem e conseguiram colocar alguma calma no encontro, souberam sofrer sem nunca deixarem de procurar o terceiro tento, e acabaram por ser felizes alcançando uma importante vitória capaz de oferecer maior tranquilidade para os próximos compromissos longe do estádio do Restelo.

Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Alex Figueiredo, André Serra, Duarte Henriques e André Frias; Kikas, Mauro Antunes (Cap.), Miguel Oliveira, David Brazão, Clé e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Tomás Foles, Fábio Marinheiro, Zé Pedro, Diogo Brito, Ricardo Viegas, Herlander e Bruno Botas.

O Belenenses regressa à acção já no próximo domingo, dia 19 de Dezembro, às 15h00, com uma deslocação a Sacavém para defrontar o Sacavenense na 10ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal – a primeira da segunda volta da prova.

Confere os resultados da 9ª Jornada:

// Coruchense, 1 – Belenenses, 2
// Sintrense, 3 – Elvas, 0
// Sacavenense, 0 – Ideal, 0
// Operário Lagoa, 1 – Pêro Pinheiro, 0
// Rabo de Peixe, 2 – Loures, 0

Confere a classificação à passagem da 9ª Jornada: