O Belenenses deslocou-se esta tarde ao terreno do Sacavenense em partida da 10ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal – a primeira da segunda volta –, tendo empatado sem golos naquele que foi o segundo jogo consecutivo dos azuis a pontuar fora de portas na presente temporada, após a vitória da passada semana em Coruche. Um resultado que leva a equipa para os 16 pontos na tabela, agora a apenas um ponto do líder Pêro Pinheiro – à condição, em virtude do adiamento da sua deslocação de hoje aos Açores – mantendo igualdade pontual com o Sintrense na segunda posição. Um registo que deixa boas perspectivas de consolidação no topo da tabela em caso de vitória na próxima ronda da competição.

Fortemente apoiado por uma grande e ruidosa mancha azul de adeptos que lotavam a zona que lhes era destinada tendo de ocupar outros espaços do Complexo Desportivo Elias Pereira, o Belenenses entrou no encontro para uma primeira parte um pouco abaixo das expectativas, com a formação orientada por Tuck a ganhar algum ascendente nos primeiros minutos. Equlibraram os azuis com o passar do tempo, num jogo interessante no qual de parte a parte se antevia estar tudo em aberto e que chegou a intervalo sem alterações no marcador.

Um pouco na linha do que as últimas jornadas têm mostrado, a segunda parte reservava um Belenenses mais determinado e a procurar mandar no jogo, forçado uma vez mais a uma alteração por lesão, com Ricardo Viegas a ocupar o lugar de Mauro Antunes e a braçadeira de capitão a passar para Alex Figueiredo. Via-se um Belenenses mais mexido, com bons entendimentos nas alas e que viu um golo ser anulado a Ruben Araújo com o bandeirinha a assinalar fora-de-jogo e, pouco depois, Clé a rematar na área com selo de golo num lance em que os azuis reclamaram penalidade máxima que a equipa de arbitragem foi incapaz de ver. Nunca o Sacavenense deixou de responder à preponderância do Belenenses, obrigando Marcelo Valverde a algumas boas intervenções para garantir a inviolabilidade da baliza azul. Em resumo e numa tarde agradável para a prática do futebol, assistiu-se a uma partida agradável em que apenas faltou o golo que marca a festa do futebol e em que nenhum dos conjuntos merecia a derrota.

Hugo Martins fez alinhar um onze com Marcelo Valverde; Alex Figueiredo, André Serra, Duarte Henriques e André Frias; Kikas, Mauro Antunes (Cap.), David Brazão, Herlander, Clé e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Tomás Foles, João Oliveira, Fábio Marinheiro, Cesar Medina, Diogo Brito, Ricardo Viegas e Bruno Botas.

Com o campeonato a interromper durante o Natal e fim de ano, o Belenenses regressa à acção no domingo, dia 9 de Janeiro, às 11h00, com uma recepção ao SC Ideal na 11ª jornada da Série E do Campeonato de Portugal.

Confere os resultados da 10ª Jornada:

// Sacavenense, 0 – Belenenses, 0
// Sintrense, 1 – Operário Lagoa, 1
// Coruchense, 2 – Loures, 3
// Rabo de Peixe, 0 – Elvas, 0
// Ideal – Pêro Pinheiro (Adiado)

Confere a classificação à passagem da 10ª Jornada: