O Belenenses regressou esta noite ao Estádio do Restelo e à Taça de Portugal – competição que já venceu por três ocasiões – recebendo o Sporting, Campeão Nacional em título, tendo perdido por 0-4 com os golos dos leões a terem assinatura de Tiago Tomás (2), Jovane e Nuno Santos.
Com treze mil espectadores nas bancadas em ambiente de grande festa e desportivismo, o Restelo voltou a viver uma grande noite de futebol como há já vários anos não se sentia e foi perante um grande apoio da massa associativa que o Belenenses se viu a iniciar o jogo praticamente em desvantagem com o Sporting a adiantar-se no marcador aos dois minutos de jogo na sequência de uma transição rápida. A equipa orientada por Nuno Oliveira não tremeu, procurava sair para o ataque com qualidade, muita determinação e boas trocas de bola, dando uma boa resposta aos números que o marcador assinalava. Sem mais golos, os leões foram para o intervalo a vencer pela margem mínima.
No intervalo da partida, destaque para a presença no relvado da equipa de Rugby do Belenenses que há dias conquistou mais uma Supertaça e que foi efusivamente aplaudida em frente à bancada dos sócios dos azuis da Cruz de Cristo.
A segunda parte trouxe um Belenenses com muita vontade de ter bola e de sair para o ataque, mostrando quinze minutos de muito bom nível em que, a espaços, se foi sentindo existir capacidade para, com felicidade, chegar ao golo. Compreendendo que o risco poderia espreitar, Ruben Amorim mexeu na equipa, introduziu qualidade e foi feliz ao ver o Sporting a conseguir aumentar a vantagem. O jogo manteve a mesma toada com o marcador a avolumar-se até ao 0-4 final apenas fruto de duas grandes penalidades que os leões lograram converter – a segunda das quais custou a expulsão de André Frias por acumulação de cartões amarelos. Também na segunda metade, destaque para a infelicidade de Porro que teve necessidade de sair por lesão e a quem todos Os Belenenses desejam uma rápida recuperação.
Em resumo, e naquele que por circunstâncias históricas terá sido o mais desequilibrado dos derbys, regista-se a entrada muito feliz da equipa comandada por Ruben Amorim e a muita boa réplica de um Belenenses que, disputadas duas eliminatórias da Taça, aponta agora todo o seu foco para o Campeonato de Portugal.
Para a história do jogo, os azuis fizeram alinhar Marcelo Valverde; João Oliveira, André Serra, Fábio Marinheiro, César Medina e Zé Pedro; Mauro Antunes (Cap.), Rui Pereira, David Brazão, Clé e Ruben Araújo. No banco, às ordens da equipa técnica orientada por Nuno Oliveira, sentavam-se Gonçalo Ferreira, Alex Figueiredo, André Frias, Miguel Oliveira, Herlander, Flavinho, Bruno Botas.
Os azuis regressam à acção no Campeonato de Portugal já no próximo domingo, às 15h00, em recepção ao Loures no Estádio do Restelo em compromisso da 4ª jornada.