Informação aos Sócios sobre o Ponto 2 da Ordem de Trabalhos (Licença de Bingo) da Assembleia Geral Extraordinária a realizar no próximo dia 18 de Agosto de 2021
1. Como é do conhecimento dos sócios, o Clube concorreu à concessão da sala de Bingo do Belenenses, para os próximos 20 anos, em consórcio com a sociedade Números Combinados, Lda., do Grupo Saviotti.
2. Nos termos do contrato de consórcio estabelecido entre o Clube de Futebol “Os Belenenses” e a Números Combinados, Lda. estava previsto que as partes constituíssem uma nova sociedade que assumisse a posição de concessionária da Sala de Bingo do Belenenses, na qual o Clube seria detentor de um 1/3 da participação, ou seja, de 33,3% do capital social da sociedade.
3. A Assembleia Geral realizada no dia 18 de Junho de 2019 aprovou por maioria de dois terços, nos termos estatutários, a constituição de uma sociedade comercial a constituir entre o Clube de Futebol “Os Belenenses” e uma sociedade do Grupo Saviotti, no caso a Números Combinados, Lda, para levar a cabo a exploração da Sala de Bingo do Belenenses onde, como se disse atrás, o Clube iria deter 33,3% do capital social.
4. Conforme é do conhecimento público, o consórcio constituído pelo Clube de Futebol “Os Belenenses” e a referida empresa venceu o concurso público lançado pelo Governo, pelo que o contrato de concessão com o Estado foi celebrado em 29 de Maio de 2020.
5. A partir do mês de Março de 2020, com o início da pandemia e em face das medidas de confinamento entretanto decretadas, verificou-se que a Sala de Bingo – que vinha apresentando resultados muito positivos nos últimos anos, mormente desde o ano de 2016 – se viu forçada a permanecer encerrada ao público durante longos meses.
6. Mais ainda, quando a reabertura da Sala de Bingo foi autorizada o seu dia-a-dia viu-se forçado a cumprir uma série de regras que em muito limitavam tanto o horário de funcionamento, como o conforto habitualmente proporcionado aos seus clientes.
7. Perante essa situação, a Números Combinados, Lda. exonerou-se do consórcio e apresentou-se à insolvência, deixando o Belenenses sozinho na posição de concessionário da exploração da Sala de Bingo.
8. Cabe referir que, desde o início, o Belenenses entendeu ser ponto de honra em todo este processo salvaguardar os postos de trabalho existentes e a rentabilidade futura da Sala de Bingo, tendo honrado todos os seus compromissos com as dificuldades que são conhecidas mas também com o esforço que lhe é hoje amplamente reconhecido.
9. Confrontado com todos estes factos, em contacto permanente com o Governo da República e com a sua autorização, o Clube de Futebol “Os Belenenses” procurou no mercado um novo parceiro.
10. Surgiram então várias entidades interessadas em assumir a posição da Números Combinados, Lda. na exploração da Sala de Bingo do Belenenses sendo que, de entre os múltiplos contactos estabelecidos, a sociedade Grapixtel, Lda. – do Grupo Wincity – se mostrou disponível e interessada em ser parceira do Clube nas mesmas condições que estavam acordadas com o Grupo Saviotti, ou seja, em constituir uma sociedade com o Belenenses assumindo essa sociedade a posição de concessionária da Sala de Bingo.
11. Nesse quadro e de entre as várias reuniões que tiveram lugar nos últimos meses entre o Clube, a Grapixtel, o SRIJ, o Turismo de Portugal e a Secretaria de Estado do Turismo, resultou claro ser esta a solução que melhor serve os interesses do Clube e dos trabalhadores da Sala de Bingo não só, mas também, na medida em que se trata de um parceiro já escrutinado pelo Governo e com conhecida actuação no sector em Portugal.
12. De referir, neste capítulo, que o Grupo Wincity através da Grapixtel e de outras suas participadas detém experiência no mercado explorando em Portugal, à data de hoje, as salas de Bingo de Almada, Odivelas e de Coimbra, estando a concorrer igualmente, neste momento, à licença de exploração do Bingo de Olhão.
13. Como se disse no ponto 10), os termos acordados com a Grapixtel, Lda. são os mesmos que já estavam estabelecidos no acordo com o anterior parceiro, Números Combinados, Lda.
14. Deste modo, está exclusivamente em causa no ponto 2) da Ordem de Trabalhos da próxima Assembleia Geral Extraordinária a substituição do parceiro do Clube na exploração da concessão da Sala de Bingo do Belenenses, assegurando os postos de trabalho existentes e nas mesmas condições já anteriormente aprovadas em reunião magna de Sócios, com a concordância das diversas entidades competentes – e, naturalmente, da Tutela.
Estádio do Restelo, 16 de Agosto de 2021,
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”