O Clube de Futebol “Os Belenenses” informa que chegou a acordo com o técnico Carlos Caetano para desempenhar a função de treinador principal da equipa sénior masculina do Clube que disputará o Campeonato da Proliga na temporada 2021/2022.
Carlos Caetano, de 48 anos de idade, é natural do Barreiro, terra de forte tradição basquetebolística. Licenciado em Educação Física e Desporto e treinador de nível III, orientou durante a sua carreira as equipas masculinas do Galitos FC e Scalipus (na Liga, Proliga e CNB1), bem como as equipas femininas do GDESSA (vencendo a Liga), Montijo Basket e Algés.
Conta igualmente com um percurso rico nos escalões de formação (Barreirense, Benfica e GDESSA), tendo durante a temporada 2020/2021 orientado as equipas Sub-18 e Seniores “B” do Barreirense.
Nas suas primeiras declarações enquanto treinador do Belenenses, Carlos Caetano revelou o «enorme orgulho e sentido de responsabilidade que significa treinar um dos clubes históricos do nosso país e do Basquetebol», acrescentando que «será um enorme desafio, para o qual tudo farei para estar à altura e dar continuidade ao trabalho realizado na modalidade nas últimas épocas desportivas».
Revelando os seus métodos de trabalho, afirma que «como treinador irei continuar a privilegiar a comunicação com os jogadores, de forma sincera e frontal, bem como o empenho e dedicação diária, procurando que a equipa mantenha o foco e a constante motivação».
O plantel para a próxima época sofrerá algumas alterações fruto da saída de diversos jogadores: «o plantel está a ser construído numa lógica de manter alguns jogadores mais experientes, procurando igualmente captar e desenvolver jovens talentos, que demonstrem compromisso, vontade de trabalhar e ambição, de forma a poderem ganhar, com a sua irreverência, espaço na competição e no basquetebol nacional». Deste modo, «os objectivos passam por formar uma equipa competitiva, possibilitando uma participação condigna no exigente Campeonato da Proliga, lutando para atingir a melhor classificação possível em 2021/2022».
Recordando as diversas interrupções desportivas da época passada, o técnico espera que «a pandemia que assola o mundo possa ser gradualmente ultrapassada e nos permita ter competições normalizadas, quer ao nível da calendarização dos campeonatos, quer também no que diz respeito à presença de público nos pavilhões».
Em visita ao museu, guiado pelo vice-presidente José Manuel Carvalho, Carlos Caetano referiu que «visitar o Museu do Belenenses foi uma agradável viagem ao passado, que nos faz sentir pequenos mas com uma enorme vontade de poder contribuir, num futuro próximo, para aumentar o invejável espólio desportivo e cultural».
Bem-vindo, Carlos Caetano!