O Belenenses empatou esta tarde com o Linda-a-Velha a um golo no regresso ao Restelo, em partida da 19ª – e última – jornada da edição 2020/21 do campeonato da I Divisão da AFL, numa época atípica, sem público nas bancadas e que obrigou a competição a jogar-se apenas a uma volta uma vez que a prova esteve interrompida entre Janeiro e início de Maio.

Com o primeiro lugar da tabela garantido desde o passado dia 10 de Junho, assegurando o regresso às competições nacionais logo após a vitória sobre o Ponterrolense, a equipa orientada por Nuno Oliveira terminou com 47 pontos na tabela – contra 33 do Alverca B que alcançou a segunda posição – num registo feito de quinze vitórias, dois empates e uma derrota, 38 golos apontados e 10 sofridos.

O Belenenses apresentou um conjunto composto em grande medida pelos jogadores menos utilizados até aqui, numa tarde sem história e típica de final de época, e o jogo a que se assistiu no Restelo esteve distante daquilo que foi a temporada dos azuis, consentindo um desafio sem grandes motivos de interesse, com intensidade baixa, pouca pressão e naturais dificuldades de entrosamento. Os azuis procuravam tomar conta de um jogo que se apresentava repartido, com João Trabulo a dar organização e tranquilidade a uma equipa que cedo se viu obrigada a mexer em virtude de lesão de Alisson. O tempo passava e apenas ao cair do pano, num lance todo ele colombiano, Cesar Medina assistiu Juan para o remate certeiro e  regresso do extremo aos golos.

A segunda metade trouxe um registo idêntico, um jogo repartido e pouco intenso, com o Linda-a-Velha a igualar o marcador ainda antes dos vinte minutos. Nuno Oliveira – hoje substituído por Fábio Rosa no banco dos azuis – a mexer na equipa, procurando mais velocidade e improviso com a entrada de atletas mais jovens. O Belenenses deu sinal de alguns abanões na pacatez que o encontro vinha conhecendo, mas insuficientes para assegurar os três pontos, sendo o Linda-a-Velha a primeira equipa a conseguir esta época pontuar no Restelo.

Para a história e na ficha de jogo, Nuno Oliveira fez alinhar Gonçalo Ferreira; David Amaro, Carimo, Ilmo (Cap.), Cesar Medina e Jorginho; João Trabulo, Miguel Oliveira, Alisson, Juan e Fábio Garrido. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Rodrigo, Diogo Brito, Duarte Henriques, Flávio Muginga, Rafa Alves, Issuf e Nelson Mendes.

Confere a classificação final do Campeonato:

Futebol Classificação Jornada 19

Confere os marcadores do Belenenses na edição 2020/21 do Campeonato:

// Clé (9)
// Bruno Botas (6)
// Alisson (4)
// Alex Figueiredo (3)
// João Oliveira (2)
// Mauro Antunes (2)
// Nelson Mendes (2)
// André Frias (1)
// André Serra (1)
// Carimo (1)
// Diogo Brito (1)
// Fábio Garrido (1)
// Francisco Sénica (1)
// Juan (1)
// Miguel Pinto (1)
// Ricardo Viegas (1)
// Rui Janota (1)