Missão cumprida! Com honras de transmissão em directo para todo o país através do Canal 11, o Belenenses garantiu esta tarde o primeiro lugar na edição 2020/21 da I Divisão da AFL, conquistando a subida ao Campeonato de Portugal, a terceira subida de divisão consecutiva nas últimas três temporadas.

Ao vencer o Ponterrolense por 4-1 na 16ª jornada (golos de João Oliveira, Alex, Botas e Nelson Mendes), com 1-0 ao intervalo, os comandados de Nuno Oliveira somaram 43 pontos – com o SC Lourel a contabilizar 28 na segunda posição -, um registo notável construído com catorze vitórias, um empate e uma derrota, 36 golos marcados e apenas 9 sofridos.

CFB Campeões 2020/21

Para a história ficam noventa minutos de domínio do Belenenses, nem sempre coroados com a paciência necessária para furar com êxito uma super povoada muralha defensiva da equipa visitante, o que foi particularmente notório nos primeiros quarenta e cinco minutos que praticamente terminaram com João Oliveira a inaugurar o marcador. Na segunda metade surgiu um Belenenses mais objectivo e a mostrar vontade de aumentar o marcador, o que conseguiu por intermédio de um Alex Oliveira a apontar o seu terceiro golo nos últimos dois jogos. O Ponterrolense procurou reagir logrando diminuir a desvantagem na transformação de uma grande penalidade, mas a tarde era dos azuis e estava destinada a uma festa a que não faltaram ainda golos de Bruno Botas e de Nelson Mendes.

Na ficha de jogo Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo (Cap.), Duarte Henriques e André Frias; Rui Janota, Mauro Antunes, Brazão, Clé e Bruno Botas. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Gonçalo Ferreira, Carimo, Ilmo, Miguel Oliveira, Diogo Brito, Alisson e Nelson Mendes.

Sendo conhecida nas últimas horas a desistência na competição do Vialonga, o Belenenses folga agora no próximo domingo, regressando à acção no próximo dia 20 de Junho, domingo, às 17h00, na deslocação ao terreno do Atlético do Cacém na 18ª e penúltima jornada do campeonato.