O Belenenses venceu esta tarde o ACD Bocal na deslocação a Mafra por 1-2, com Alex Figueiredo a bisar, na 15ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, um triunfo que reforça a liderança isolada da tabela em virtude das derrotas de SC Lourel e Damaiense deixando os azuis da Cruz de Cristo com 40 pontos na tabela e com 12 de vantagem sobre os seus perseguidores quando faltam apenas quatro jogos para o termo da competição. Ou seja, a formação orientada por Nuno Oliveira está a apenas um ponto de, três anos depois, regressar às competições nacionais de futebol.

Num desafio disputado num campo extremamente pequeno e que por isso se tornou muito difícil causando inúmeros problemas ao futebol dos azuis, o Belenenses entrou bem na partida controlando as operações mas sem criar grandes oportunidades de perigo muito em função das reduzidas dimensões do terreno. Assistia-se a um encontro com muita luta e pouca bola no chão, com algumas oportunidades repartidas de golo, mas depois de duas tentativas de Diogo Brito e Nelson Mendes foi a equipa da casa – sempre muito aguerrida – a adiantar-se no marcador, para instantes depois Nelson Mendes estar perto de igualar uma partida que seguiu para o intervalo com os azuis em desvantagem.

Os segundos quarenta e cinco minutos viram um Belenenses diferente, mais agressivo e pragmático, com Nuno Oliveira a refrescar a equipa que chegou ao empate por intermédio de um inspirado Alex Figueiredo na sequência de um canto. Os azuis perseguiam o golo da vantagem, carregavam e jogavam um futebol menos tecnicista sempre que necessário, e voltou a ser Alex, novamente na sequência de pontapé de canto, a colocar a equipa numa merecida vantagem no marcador, nuns segundos quarenta e cinco minutos marcados igualmente pelo regresso de João Trabulo aos relvados e em que por três vezes a nossa equipa viu os seus intentos ofensivos esbarrarem nos postes da baliza do adversário. Em resumo, uma segunda metade bastante mais eficaz a selar um triunfo que deixa o onze do Restelo cada vez mais perto de alcançar os seus objectivos.

Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; Diogo Brito, André Serra, Alex Figueiredo, Duarte Henriques e Jorginho; Ilmo (Cap.), Mauro Antunes, Alisson, Clé e Nelson Mendes. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, André Frias, Carimo, João Trabulo, Miguel Oliveira, Juan e Bruno Botas.

O Belenenses regressa à competição já na quinta-feira, 10 de Junho, às 17h00, no regresso ao Estádio do Restelo em compromisso da 16ª jornada do campeonato que pode selar o regresso dos azuis às competições nacionais.

Confira os resultados da 15ª jornada:

Bocal, 1 – Belenenses, 2
Atl. Malveira, 2 – VF Rosário, 0
Alta de Lisboa, 4 – Santa Iria, 0
Palmense, 4 – Ericeirense, 1
Atl. Cacém, 2 – Coutada, 2
SC Lourel, 0 – Atlético, 5
Negrais, 2 – Tires, 1
Alverca B, 3 – Linda-a-Velha, 2
Damaiense, 0 – Futebol Benfica, 1
Ponterrolense, 2 – Vialonga, 2

Confira a classificação actualizada à 15ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 15