O Belenenses venceu esta tarde o Alverca B por 1-0 no regresso ao Estádio do Restelo, com golo de André Frias, na 14ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, reforçando a liderança isolada da tabela após empate do SC Lourel e derrota do Damaiense. Os azuis somam agora 37 pontos na tabela e aumentam para nove os pontos de vantagem sobre o SC Lourel, segundo classificado. A equipa eleva para 30 o número de golos marcados mantendo os sete golos sofridos, aumentando para vinte e três a marca de melhor diferença de golos da competição.
Num difícil desafio frente a uma equipa que se apresentou no Restelo com alguns atletas da sua equipa A, que acabou de subir à nova Liga 3, o Belenenses entrou na partida querer tomar conta do jogo, controlando as operações mantendo o esquema de três centrais e muita pressão alta exercida sobre o adversário. Contando novamente com o apoio ruidoso de muitos adeptos presentes no exterior do complexo, o onze orientado por Nuno Oliveira cedo teve de enfrentar contrariedades, com a saída forçada de Francisco Sénica por lesão. Já com Rui Janota no seu lugar, os azuis continuavam a procurar traduzir em golos o controlo de jogo mas apenas tiveram oportunidade de festejar já à beira do intervalo quando André Frias fez mexer o marcador na sequência de um pontapé de canto superiormente marcado no lado direito do ataque da equipa.
Os segundos quarenta e cinco minutos apresentaram-se bastante diferentes, trazendo um Alverca muito mais subido no terreno e que colocou inúmeros problemas à saída com bola do Belenenses. Assistiu-se a um jogo equilibrado mas bastante incaracterístico, em que os azuis poderiam ter aumentado a vantagem no marcador à passagem dos 60 minutos quando Mauro Antunes, na transformação de uma grande penalidade, viu o guarda-redes forasteiro defender aquele que teria sido um momento de tranqüilidade para a equipa. A partir daí, numa segunda parte pouco inspirada dos azuis, a equipa consentiu que o adversário subisse no terreno e por algumas vezes foi obrigada a jogar feio mas prático, privilegiando o resultado ao invés da exibição e assegurando o mais importante: mais três pontos nesta caminhada de regresso aos Nacionais.
Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Benny Ribolhos (Cap.), Duarte Henriques e André Frias; Francisco Sénica, Mauro Antunes, Brazão, Clé e Bruno Botas. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, Alex Figueiredo, Ilmo, Rui Janota, Diogo Brito, Alisson e Nelson Mendes.
O Belenenses regressa à competição já no domingo, 6 de Junho, às 17h00, para deslocação ao terreno do Bocal em compromisso da 15ª jornada do campeonato.
Confira os resultados da 14ª jornada:
Belenenses, 1 – Alverca B, 0
Tires, 2 – SC Lourel, 2
Atlético, 1 – Atl. Malveira, 2
VF Rosário, 0 – Alta de Lisboa, 3
Santa Iria, 1 – Palmense, 0
Futebol Benfica, 2 – Negrais, 2
Linda-a-Velha, 2 – Damaiense, 1
Ponterrolense, 1 – At. Cacém, 3
Ericeirense, 0 – Coutada, 0
Vialonga, 0 – Bocal, 0
Confira a classificação actualizada à 14ª jornada: