O Belenenses regressou esta tarde ao Restelo voltando igualmente às vitórias, ao vencer por 3-0 o SRD Negrais em compromisso da 12ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL. Clé, Francisco Sénica e Bruno Botas assinaram os golos dos azuis, que alcançam os 31 pontos na tabela, beneficiando de uma vantagem de cinco pontos sobre o Damaiense, segundo classificado e próximo adversário dos comandados de Nuno Oliveira.
A equipa eleva para 27 o número de golos marcados mantendo sete golos sofridos – quatro dos quais na última ronda -. sublinhando a melhor diferença de golos da competição: vinte.
Uma vez mais num encontro disputado à porta fechada mas fazendo-se ouvir o apoio de vários adeptos presentes no exterior do complexo, a formação do Negrais beneficiou nos primeiros instantes de uma excelente oportunidade de golo a que Tomás Foles correspondeu com uma grande defesa, dando início a partir daí a uma primeira parte de sentido único. O Belenenses pegou no jogo, instalou-se no meio-campo contrário mas esbarrava num último terço do terreno super povoado. A partida exigia paciência e método, o que não faltou aos azuis que pouco depois dos vinte minutos se colocaram em vantagem. Não mudou o sentido da partida, com o adversário a manter-se recuado perante a constante pressão alta da nossa equipa.
A segunda metade revelou um Negrais mais atrevido, que subiu linhas na procura de alterar o marcador, oferecendo um jogo a espaços com maior equilíbrio. E podia ter sido feliz a formação visitante ao beneficiar de uma grande penalidade, não se desse o caso de Tomás Foles, em tarde inspirada, corresponder da melhor forma ao remate forasteiro. Um momento que voltou a colocar o Belenenses no comando das operações, controlando o jogo agora com mais espaço no último terço, e não tardaram os azuis a ampliar a vantagem por intermédio de Francisco Sénica. O tempo corria, os três pontos adivinhavam-se garantidos mas houve ainda tempo para que Bruno Botas, recém-entrado, regressasse à sua especialidade de goleador. Em resumo, uma excelente resposta da equipa à perda da invencibilidade verificada à oito dias, sem nervosismo e com uma exibição inteligente e mandona.
Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; Diogo Brito, André Serra, Benny Ribolhos (Cap.), Duarte Henriques e André Frias; Francisco Sénica, Mauro Antunes, Brazão, Clé e Nelson Mendes. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, Ilmo, Rui Janota, Miguel Oliveira, Flávio Muginga, Alisson e Bruno Botas.
O Belenenses regressa à competição no próximo domingo, 30 de Maio, às 17h00, numa importante deslocação ao terreno do Damaiense, segundo classificado, em compromisso da 13ª jornada do campeonato.
Confira os resultados da 12ª jornada:
Belenenses, 3 – Negrais, 0
Ponterrolense, 1 – Alverca B, 2
Atlético, 4 – Palmense, 0
VF Rosário, 0 – Coutada, 1
Santa Iria, 2 – Ericeirense, 1
Tires, 0 – Alta de Lisboa, 0
Futebol Benfica, 1 – At. Malveira, 2
Vialonga, 2 – Damaiense, 3
Linda-a-Velha, 1 – SC Lourel, 2
Bocal, 0 – At. Cacém, 2
Confira a classificação actualizada à 12ª jornada: