O Belenenses venceu esta tarde o Vila Franca do Rosário por 7-0, no Estádio do Restelo, em partida em atraso correspondente à 4ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL que assinala a retoma da competição num fim-de-semana que igualou as equipas em número de jogos realizados: agora nove. Um triunfo com golos de Alisson (2), Clé (3), Nelson Mendes e Ricardo Viegas, este último a coroar com um tento o regresso aos relvados após lesão prolongada.
Os azuis da Cruz de Cristo lideram agora a I Divisão da AFL com 25 pontos, aumentando para oito e nove pontos, respectivamente, a sua vantagem para os perseguidores mais directos: Damaiense – que perdeu esta manhã em casa – e Atlético da Malveira, o próximo conjunto a visitar o Restelo. Destaque, igualmente, para o facto da formação orientada por Nuno Oliveira manter apenas dois golos sofridos até ao momento e a melhor diferença de golos da competição: dezoito.
Num encontro de sentido único, o Belenenses apresentou-se com três centrais permitindo aos laterais um posicionamento mais ofensivo e uma maior profundidade de jogo, construindo uma grande exibição com muita pressão alta e saídas rápidas, constantes trocas de bola e de flanco, criando sucessivos lances de perigo e deixando por diversas vezes adivinhar golos, que chegaram com naturalidade permitindo aos azuis chegar ao intervalo a vencer por 3-0.
Os segundos quarenta e cinco minutos trouxeram um jogo com uma preponderância do Belenenses em tudo semelhante à registada na primeira metade, sem grande história para além dos quatro golos apontados, das alterações introduzidas por Nuno Oliveira nomeadamente com o saudado regresso de Viegas, e de duas expulsões, uma para cada lado, com Ilmo Ferreira a ver o cartão vermelho directo pouco depois de entrar num lance que não justificava mais do que a cartolina amarela. Em resumo, uma excelente vitória de um Belenenses a mostrar muita qualidade e boa condição física no regresso à competição após longa paragem, que consolida a liderança isolada da tabela classificativa na temporada que se deseja ser a de regresso às competições nacionais.
Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Cesar Medina, Alex Figueiredo e Jorginho; Francisco Sénica (Cap.), Mauro Antunes, Alisson, Brazão e Clé. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, André Frias, Ilmo, Benny Ribolhos, Ricardo Viegas, Miguel Oliveira, Nelson Mendes.
O Belenenses regressa à acção já no próximo sábado, 8 de Maio, novamente no Estádio do Restelo para uma difícil recepção ao Atl. Malveira em compromisso da 10ª jornada do campeonato.
Confere a classificação actualizada com 9 jornadas completas: