O Belenenses perdeu estar tarde por 4-1 frente ao SC Lourel na deslocação ao Complexo Desportivo Sargento Arménio, em partida da 11ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, com João Oliveira a assinar o golo de honra dos azuis. Uma derrota pesada que faz com o Belenenses mantenha a liderança isolada da tabela com 28 pontos, mais cinco do que o Damaiense, segundo classificado e que esta tarde somou mais três pontos.
A formação orientada por Nuno Oliveira soma 24 golos marcados, mas sofreu esta tarde mais golos do que aqueles que havia consentido nas dez rondas anteriores, agora sete no total, mantendo a melhor diferença de golos da competição: dezassete.
Uma vez mais num encontro disputado à porta fechada mas em que o ruidoso apoio dos adeptos presentes no exterior do recinto se fazia ouvir, os azuis não entraram no jogo impondo o ritmo habitual, e começaram os 90 minutos praticamente em desvantagem no marcador com o SC Lourel a adiantar-se no marcador logo nos primeiros minutos. O Belenenses acusou o toque, procurou tomar conta do jogo e conseguiu o empate antes dos vinte minutos com João Oliveira a aparecer oportuno ao segundo poste a concluir um interessante lance ofensivo dos azuis. A partir daqui assistiu-se a uma partida inconstante, com a equipa a permitir que o encontro caísse em sucessivas quezílias, com a consequente perda de tempo útil de jogo. E não poderiam ter terminado pior os primeiros quarenta e cinco minutos, com a equipa da casa a lograr nova vantagem e com a equipa reduzida a dez unidades por expulsão de João Oliveira.
A segunda parte apresentou-se diferente, a mostrar um Belenenses com claro domínio territorial mas a mostrar igualmente uma equipa em evidente dia-não. Nuno Oliveira mexeu progressivamente na equipa, colocou – como costuma dizer-se – a carne toda no assador, os azuis apareciam mais vezes na área adversária (Ricardo Viegas e Diogo Brito vieram mexer com a ala direita), mas falhavam constantemente no momento da finalização. A tal ponto que houve ainda oportunidade de falhar uma grande penalidade, com o guarda-redes da casa a segurar o pontapé de Bruno Botas. Totalmente lançado para o último terço do terreno e com um jogador a menos, o Belenenses abria buracos nas costas da defesa, com o SC Lourel a criar inúmeros problemas em contra-ataque que lhe foram permitindo dilatar a vantagem impondo a primeira derrota da nossa equipa nesta edição da prova.
Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo, Duarte Henriques e André Frias; Francisco Sénica (Cap.), Mauro Antunes, Alisson, Brazão e Nelson Mendes. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, Carimo, Benny Ribolhos, Ricardo Viegas, Diogo Brito, Rui Janota e Bruno Botas.
O Belenenses regressa à competição no próximo domingo, 23 de Maio, às 17h00, no regresso ao Estádio do Restelo para uma recepção ao SRD Negrais, sexto classificado, em compromisso da 11ª jornada do campeonato.
Confira os resultados da 11ª jornada:
SC Loures, 4 – Belenenses, 1
At. Cacém, 1 – Santa Iria, 2
Palmense, 3 – Tires, 2
Coutada, 2 – Atlético, 1
Ericeirense, 6 – VF Rosário, 0
Alta de Lisboa, 0 – Futebol Benfica, 0
At. Malveira, 0 – Linda-a-Velha, 1
Damaiense, 4 – Ponterrolense, 1
Negrais, 3 – Vialonga, 0
Alverca B, 4 – Bocal, 0
Confira a classificação actualizada à 11ª jornada: