O Belenenses venceu esta tarde o Damaiense por 0-2 na deslocação ao Complexo Desportivo Eugénia e Joaquim Cannas da Silva, com golos de Clé e Mauro Antunes, em compromisso da 12ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, reforçando a liderança isolada da tabela com esta vitória sobre o até aqui segundo classificado da prova. Os azuis somam agora 34 pontos na tabela, beneficiando de uma vantagem de sete pontos sobre o SC Lourel, que nesta jornada alcançou a segunda posição. A equipa eleva para 29 o número de golos marcados até ao momento mantendo apenas sete golos sofridos, aumentando para vinte e dois a marca de melhor diferença de golos da competição.

Em duelo de líderes que vinha gerando entusiasmo entre os adeptos e que merecia ter recebido público nas bancadas, o Belenenses entrou forte na partida, contando uma vez mais com o apoio ruidoso de muitos adeptos presentes no exterior do recinto, tomando deste início conta das operações num terreno cujas dimensões criavam dificuldades ao habitual estilo de jogo dos comandados de Nuno Oliveira. Novamente com três centrais e a exercer pressão alta sobre a saída de bola do adversário, a equipa criou perigo várias vezes no último terço, complicando apenas na hora de finalizar. Um sentido de jogo que se manteve ao longo dos primeiros quarenta e cinco minutos, frente a um adversário que nunca deixou de procurar saídas rápidas, mas com o marcador a não sinalizar golos ao intervalo.

O Belenenses entrou para a segunda metade no mesmo registo, na procura do golo, mas encontrou um adversário mais ofensivo e que procurou subir linhas, o que permitiu aos azuis encontrarem mais espaço em saídas para o ataque em velocidade, tirando partido da rapidez de Clé e dos seus companheiros da frente. E foi justamente Clé a inaugurar o marcador, colocando a equipa em vantagem para aquela que poderá ter sido uma das mais importantes vitórias da época. E pouco depois o mesmo Clé surgiu bem posicionado na grande área contrária para aumentar a vantagem, mas com o guarda-redes do Damaiense a assinar a defesa da tarde. O Belenenses tinha o jogo controlado, Nuno Oliveira procedeu a várias alterações na equipa, mas foi necessário esperar pelo período de descontos para que se festejasse o golo da tranquilidade, apontado por Mauro Antunes na transformação de uma grande penalidade. Em resumo, assistimos a uma das mais consistentes e inteligentes exibições da equipa nesta temporada, coroada com o reforço da liderança isolada que deixa os azuis um passo mais perto dos seus objectivos.

Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; Diogo Brito, André Serra, Benny Ribolhos (Cap.), Duarte Henriques e André Frias; Francisco Sénica, Mauro Antunes, Brazão, Clé e Nelson Mendes. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, Alex Figueiredo, Ilmo, Rui Janota, Miguel Oliveira, Alisson e Bruno Botas.

O Belenenses regressa à competição já na próxima quinta-feira, 3 de Junho, às 17h00, para recepção ao Alverca B, quarto classificado, em compromisso da 14 jornada do campeonato.

Confira os resultados da 13ª jornada:

Damaiense, 0 – Belenenses, 2
Alverca B, 1 – Vialonga, 0
Palmense, 1 – VF Rosário, 4
Coutada, 0 – Santa Iria, 0
At. Cacém, 3 – Ericeirense, 1
Alta de Lisboa, 2 – Atlético, 2
Atl. Malveira, 7 – Tires, 1
Negrais, 2 – Linda-a-Velha, 1
SC Lourel, 4 – Futebol Benfica, 2
Bocal, 2 – Ponterrolense, 1

Confira a classificação actualizada à 13ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 13