É com profundo pesar que o Clube de Futebol “Os Belenenses” comunica aos seus sócios e adeptos ter tomado conhecimento do falecimento de Mário Rosa Freire, sócio e Presidente da Direcção no período 1982-1990.

Mário Rosa Freire assumiu a Presidência da Direcção em 1982, aos 45 anos de idade, fazendo regressar o Belenenses à normalidade estatutária, depois de um período de grandes dificuldades em que esteve em funções um Conselho Executivo presidido por Acácio Rosa, e do qual também fazia parte.

Não nasceu belenense. De acordo com declarações ao Jornal do Clube, em maio de 1982, foi até aos 7 ou 8 anos de idade adepto de um dos rivais lisboetas, entregando-se todavia ao amor pela Cruz de Cristo após assistir nas Salésias à goleada do Belenenses frente à Académica, por 15-2.

Foi praticante de futebol, basquetebol, desportos motorizados e náuticos.Com Mário Rosa Freire na presidência do Belenenses, o clube regressou ao Nacional da 1ª Divisão (vencendo o Campeonato da II Divisão em 1983/1984), depois de ter descido pela primeira vez na sua história e passado dois anos no escalão secundário. Em 1985/1986, o Belenenses volta a disputar uma final da Taça de Portugal, em 1987/1988 disputa as competições europeias (e vence o Barcelona no Restelo, por 1-0), repetindo o feito em 1988/1989 (eliminando o vencedor da Taça UEFA do ano anterior, Bayer Leverkusen, com duas vitórias por 1-0 nas duas mãos disputadas).

É também na presidência de Mário Rosa Freire que o Belenenses vence a Taça de Portugal de 1988/1989, depois de eliminar Sporting e Porto no caminho até à final, jogo no qual bateu o Benfica por 2-1. O Belenenses permanece, de resto, o único vencedor da Taça que defrontou e derrotou Benfica, Sporting e Porto numa única edição.

Outros aspectos relevantes dos seus mandatos são o início da actividade da Sala de Bingo, a maior e melhor de Portugal, o início da construção das Piscinas do Restelo, e a posse definitiva dos terrenos do Complexo Desportivo do Restelo, concretizada em Janeiro de 1990, após um período durante o qual o Clube já detinha o direito de superfície.

O Clube de Futebol “Os Belenenses” endereça aos familiares de Mário Rosa Freire sentidas condolências.