Na última semana, por força do calendário da Liga NOS, das declarações públicas de alguns intervenientes e de reportagens publicadas em vários órgãos de Comunicação Social, tem a Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses» sido confrontada com centenas de mensagens dos seus associados.

Destas, retira-se como essencial o desconforto sentido pelos Belenenses, sócios, simpatizantes, atletas e dirigentes por haver perante a opinião pública uma equipa que se apresenta como Belenenses, como herdeira de uma história que não construiu e de um legado que não lhe pertence.

Para que fique bem claro, o Clube de Futebol «Os Belenenses» reafirma hoje perante o país desportivo que o jogo disputado no Jamor entre o FC Porto e a BSAD – nome pelo qual a FPF assume o registo de uma sociedade desportiva, registo esse que a LPFP ignora – em absolutamente nada representa o nosso emblema, os nossos valores, a nossa forma de estar na vida e no desporto e tão pouco os 101 anos da nossa história.

Porque a desinformação persiste, em proveito comercial da BSAD e de várias entidades para as quais é mais apelativo dizer que quem compete na Liga NOS é o Belenenses e não a BSAD, esclarece o Clube de Futebol «Os Belenenses» o seguinte:

– No dia 1 de julho de 2018, a BSAD deixou de poder utilizar o nome, símbolo e marcas registadas pelo Clube, em virtude de ter cessado o protocolo através do qual o Belenenses o autorizava.

– No dia 1 de julho de 2018, a administração da BSAD, após ter recusado negociar novo protocolo com o Clube, pegou na sua equipa de futebol, desamparou-se do Estádio do Restelo e assentou armas e bagagens no Estádio Nacional.

– Meses depois da sentença do Tribunal da Propriedade Intelectual, essa sociedade registou o nome B como sua marca e mudou o símbolo das suas camisolas. Continuou, no entanto, a violar a sentença e a utilizar o elemento nominativo da nossa (Belenenses), continuando a incorrer, ela própria e os seus administradores, no crime de desobediência qualificada.

– No dia 1 de julho de 2018, o Clube de Futebol «Os Belenenses» passou a competir nos campeonatos masculinos sénior da Associação de Futebol de Lisboa. É essa a genuína equipa d’ Os Belenenses e que representa e usa o nome e as marcas do Clube. Essa equipa subiu de divisão em dois anos consecutivos e lidera, no momento, a 1.ª divisão da AFL, em posição de subir ao Campeonato de Portugal, na próxima temporada.

– Em julho de 2020, o Belenenses vendeu os pouco mais de 10 por cento de acções que ainda detinha na B-SAD, assim terminando a última ligação que ainda mantinha à mesma. A venda foi comunicada à BSAD e à CMVM.

– Hoje, a BSAD é um concorrente d’ Os Belenenses. Tem equipas em vários escalões de formação, tem equipa B e uma equipa na liga revelação.

– A administração da BSAD admitiu publicamente que conta neste mês de fevereiro apresentar novidades sobre a mudança da sua equipa para o município de Grândola, onde, diz, passará a jogar e a treinar, representando a região.

– A administração da BSAD requereu e viu aprovado pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas autorização para mudar de nome, propondo-se a passar a responder pelos nomes Comporta Football Club ou Comporta Football Team, marcas, que, aliás, foram registadas por uma das suas advogadas, filha de um dos acionistas da Codecity (empresa que controla a BSAD) e sobrinha do acionista principal.

Perante todos estes factos, é com estupefação que o Belenenses encara o espetáculo mediático que todas as semanas é servido ao povo português, com constantes referências a uma história e uma identidade que a BSAD não tem.

Para melhor clarificar o que está em causa, o Clube de Futebol «Os Belenenses» deixa claro que a BSAD não é dona e não representa os 101 anos da nossa história; que Artur José Pereira, Pepe, Vicente Lucas, Matateu, José António e Mladenov não jogaram na BSAD.

Tão pouco a BSAD alguma vez ganhou campeonatos de Portugal, o campeonato nacional ou Taças de Portugal, troféus que continuam bem visíveis no nosso Museu, no Estádio do Restelo.

Se, na próxima época, o FC Porto se deslocar ao Estádio do Restelo para, na Taça de Portugal, nos defrontar – algo que muito apreciaríamos – por certo cumprirá a tradição de depositar uma coroa de flores na estátua de Pepe. Algo que não faz quando defronta a BSAD.

Porque Pepe foi jogador do Belenenses e o Belenenses, todo o país o sabe, joga no Estádio do Restelo.

Nunca é tarde para fazer o correcto e o correcto, neste caso, é que o país desportivo, a imprensa, os nossos rivais históricos, a BSAD e o núcleo de família e amigos que controla a BSAD assumam de uma vez por todas que aquela equipa não é o Belenenses, não representa o Belenenses e não comprou por 500 euros uma história de 101 anos.

O Clube de Futebol «Os Belenenses» e os órgãos eleitos pelos sócios continuarão firmes na defesa do nosso emblema, da nossa história e do nosso nome. Com a razão do nosso lado, não deixaremos passar impunes todos os que tentam roubar-nos a identidade, nem todos os que com o golpe compactuam e lucram.

Com a certeza de vencer
Restelo, 4 de fevereiro de 2021
A Direcção do Clube de Futebol «Os Belenenses»