Terminada que está a primeira volta da Liga Placard de futsal, Pedro Lourenço – vice-presidente responsável pelas modalidades de pavilhão – deixou na rede social Facebook uma reflexão em jeito de balanço destes primeiros meses desta tão atípica temporada 2020/21 e que pelo seu interesse aqui transcrevemos.

Pedro Lourenço: “Acreditamos que vamos conseguir os nossos propósitos na segunda volta

Terminada a primeira volta da Liga Placard 2020/21 de futsal, com o empate conquistado ontem no recinto da Quinta dos Lombos, tempo para um pequeno balanço do que foi a nossa presença até ao momento.

Estamos na 14ª posição, com 10 pontos, apenas 3 pontos abaixo da linha de água, quando faltam disputar 15 jogos. Nada está perdido e acreditamos que vamos conseguir os nossos propósitos na segunda volta.

Nesta primeira metade da competição, o Belenenses disputou 5 jogos no Restelo e 10 jogos fora, dos quais 8 jogos com deslocações de muitas centenas de quilómetros, quatro delas a meio da semana, o que implicou a ausência de alguns atletas por motivos profissionais, dado a maior parte dos atletas terem a sua actividade profissional para além da prática do futsal. Foi um calendário demasiado penalizador para nós.

Significa isso que na segunda volta, que se inicia agora, o Belenenses vai disputar 10 jogos no Acácio Rosa e apenas 5 jogos fora, sendo dois em Lisboa. Será um calendário muito mais favorável ao nível de deslocações.

Também nesta primeira volta, fruto do surto de Covid que nos assolou no início da competição, fomos obrigados a disputar 14 jogos em apenas 55 dias (menos de dois meses), o que num plantel curto – com qualidade mas curto – com alguns atletas lesionados e outros castigados obrigou os restantes a um esforço hercúleo, demasiado exigente, impedindo uma natural rotação e descanso dos atletas. Houve semanas sem a realização de um treino em condições normais, apenas com jogos e trabalho de recuperação física.

Entramos agora numa fase mais tranquila ao nível do calendário, com apenas um jogo por semana, os próximos quatro jogos no Restelo, e pode a equipa técnica gerir melhor o plantel e aumentar os índices físicos dos atletas, para dessa forma podermos lutar pelos nossos objectivos.

O plantel é curto – por decisão nossa – mas com qualidade. Existe neste grupo atletas com elevada qualidade, que acredito poderão inverter a situação. Com trabalho, com dedicação e com a vontade que têm demonstrado até agora. Vamos Belém!