O Belenenses venceu esta manhã por 0-1 na deslocação ao terreno do Alta de Lisboa, com golo de Alisson, em partida da 9ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, um resultado que permite aos azuis cimentar a liderança isolada da tabela, aumentando para cinco pontos a vantagem sobre o Damaiense – segundo classificado – e mantendo uma vantagem de seis pontos sobre o Atlético da Malveira, que conta mais um jogo disputado que os dois primeiros. De registar igualmente que a formação orientada por Nuno Oliveira mantém apenas dois golos sofridos até ao momento e a melhor diferença de golos da competição: onze.
Num encontro disputado uma vez mais à porta fechada e num momento em que se agravam os indicadores respeitantes à pandemia, os azuis entraram fortes para uma partida que se revelou muito intensa e disputada, e que opunha o Belenenses a uma das equipas com melhor registo ofensivo na prova. Com algumas alterações em relação ao último onze, a equipa mostrou ser capaz de ocupar os espaços de forma a consolidar o domínio do encontro e criou oportunidades de golo, finalizando com sucesso já muito perto do intervalo, através de Alisson, na sequência de uma boa iniciativa individual pelo lado esquerdo da grande área adversária. Uma vantagem que chegou na melhor altura e que deixou os azuis mais confortáveis para a segunda parte.
Os segundos quarenta e cinco minutos trouxeram um jogo igualmente intenso mas mais partido, com o Belenenses a controlar a partida mas frente a um adversário capaz de criar perigo em alguns momentos deste período. Nuno Oliveira leu o andamento do jogo e mexeu na equipa, fez entrar Benny Ribolhos e pouco depois Ilmo e Bruno Botas, equilibrou linhas, assegurou o domínio das operações e no início de um período de cinco minutos de descontos, os azuis dispuseram de uma excelente ocasião para aumentar a vantagem no marcador. Em resumo, uma excelente vitória do Belenenses numa partida de elevado grau de dificuldade e que consolida a presença da equipa no topo da classificação na época que se deseja de regresso às competições nacionais.
Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, Carimo, Alex Figueiredo e Jorginho; Francisco Sénica (Cap.), Mauro Antunes, Miguel Pinto, Alisson, Brazão e Clé. No banco, às ordens da equipa técnica, sentavam-se Gonçalo Ferreira, Muginga, Ilmo, Benny Ribolhos, Rui Janota, Diogo Brito e Bruno Botas.
Numa altura em que se desconhecem as consequências do anunciado agravamento do Estado de Emergência em todo o país, está previsto que o Belenenses regresse à competição no próximo domingo, 17 de Janeiro, no regresso ao Estádio do Restelo para uma difícil recepção ao Atl. Malveira, terceiro classificado e com ambições de subida de divisão, em compromisso da 10ª jornada do campeonato.
Confira os resultados da 9ª jornada:
Alta de Lisboa, 0 – Belenenses, 1
At. Malveira, 2 – Vialonga, 0
Ericeirense, 1 – Tires, 3
Santa Iria, 0 – Atlético, 2
At. Cacém, 3 – VF Rosário, 0
Palmense, 2 – Linda-a-Velha, 3
Negrais, 3 – Bocal, 0
Sp. Lourel, 3 – Ponterrolense, 0
Damaiense – Alverca B (Adiado)
Coutada – Futebol Benfica (Adiado)
Confira a classificação actualizada à 9ª jornada: