O Belenenses empatou esta manhã a um golo na deslocação ao terreno do CF Santa Iria perdendo os primeiros pontos da época, em partida em atraso da 5ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, um resultado que mantém os azuis na liderança isolada da tabela quando conta ainda menos um jogo disputado do que os seus perseguidores directos – Damaiense e Atlético da Malveira – sobre os quais mantém dois pontos de vantagem, registando igualmente, com dois golos sofridos, a melhor diferença de golos da competição: dez.

Uma vez mais à porta fechada mas com a equipa a voltar a contar com o apoio de alguns adeptos presentes nas imediações do Campo Atlético Tomás Reynolds e que se fizeram ouvir no seu apoio, o Belenenses encontrou um terreno de dimensões reduzidas que lhe provocou muitas dificuldades na hora de colocar em prática o seu futebol habitual. A equipa teve dificuldades em pegar no jogo frente a um adversário com qualidade, habituado às características do terreno e a procurar a pressão alta travando a primeira fase de construção de jogo dos azuis, não teve tanta bola como é habitual e apenas em contra-ataque causou perigo, sendo aliás dessa forma que Clé, oportuno entre a defesa contrária, inaugurou o marcador. Em vantagem, os azuis não carregaram na procura de um segundo tento e, à passagem dos 37 minutos, acabaram por consentir o empate naquele que seria o último golo da partida.

Os segundos quarenta e cinco minutos trouxeram a chuva mas trouxeram igualmente um Belenenses mais próximo do habitual, a pegar no jogo e a procurar trocar a bola com mais critério, mais subido no terreno. Apesar disso, os minutos passavam sem que novo golo da vantagem chegasse, com o Santa Iria a espaços a criar perigo junto do último reduto dos azuis. E numa dessas ocasiões, na transformação de um livre directo bem colocado, houve tempo para Tomás Foles, com uma excelente defesa, negar o golo ao adversário. Já com Alisson em campo o Belenenses insistia na procura da conquista dos três pontos, criava perigo nas alas mas falhava no capítulo da finalização, desperdiçando aliás uma excelente oportunidade para decidir a partida já nos instantes finais, com Alisson em boa posição dentro da área a deixar para Nelson Mendes que concluiu ligeiramente ao lado do alvo. Em resumo, mais um importante ponto nesta caminhada dos azuis que, ainda assim, poderiam ter hoje aumentado a vantagem na liderança da tabela perante o empate no confronto que opôs os seus dois perseguidores mais directos.

Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo e Jorginho; Francisco Sénica (Cap.), Mauro Antunes, Rui Janota, Miguel Pinto, Clé e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estiveram Rodrigo, Ilmo, Carimo, Alisson, Rafa Alves, Benny Ribolhos e Nelson Mendes.

Os azuis fizeram hoje o último jogo oficial do ano e regressam à competição apenas no dia 10 de Janeiro, deslocando-se ao terreno do Alta de Lisboa em compromisso da 9ª jornada do campeonato.

Vê ou revê nesta ligação a transmissão deste Santa Iria – Belenenses.

Confira os resultados da 5ª jornada:

Santa Iria 1 – Belenenses, 1
At. Cacém, 2 – Tires, 1
At. Malveira, 0 – Damaiense, 0
VF Rosário, 0 – Linda-a-Velha, 1
Atlético, 1 – Futebol Benfica, 1
Ericeirense, 8 – Vialonga, 1
Alta de Lisboa, 1 – Alverca B, 1
Palmense, 1 – Bocal, 0
Coutada, 0 – Ponterrolense, 0
Sp. Lourel, 0 – Negrais, 1

Confira a classificação actualizada à 8ª jornada:

Futebol | Jornada 5