O Belenenses venceu esta manhã por 0-2 na deslocação ao terreno do ACDR Coutada, com golos de Bruno Botas e Miguel Pinto, em partida da 7ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL que mantém os azuis na liderança isolada da tabela, triunfo que permite à formação orientada por Nuno Oliveira contar por vitórias os cinco jogos disputados. Com dois jogos em atraso, o Belenenses mantém dois pontos de vantagem sobre o Damaiense, segundo classificado, e mais quatro pontos do que Atlético da Malveira e Sporting de Lourel, a dupla que ocupa a quarta posição. De referir que o Ponterrolense, com apenas três jogos realizados, é a única equipa que poderá igualar os azuis na liderança no caso de somar apenas vitórias nos vários jogos que conta em atraso.
Jogando uma vez mais à porta fechada mas sentido o apoio ruidoso dos adeptos que se deslocaram às imediações do Campo da Salseira, o Belenenses sentiu nos primeiros minutos o peso de jogar num campo extremamente difícil, de dimensões muito reduzidas, em que facilmente o perigo pode chegar à área seja por uma bola bombeada ou por um qualquer lançamento de linha lateral. Os azuis foram-se adaptando às condições do jogo, tornou-se mais pragmático com o passar do tempo, mais objectivo nas transições, foi empurrando o seu adversário para linhas mais recuadas mas o intervalo chegou sem que a festa do golo se tenha feito sentir. Um nulo que se aceitava ao intervalo perante o maior domínio e posse dos homens de Nuno Oliveira, ainda que Tomás Foles tenha tido tempo para realizar uma grande defesa nos primeiros quarenta e cinco minutos.
A segunda parte trouxe um Belenenses já mais adaptado ao terreno de jogo, mais mandão, apostado em encostar o seu adversário às cordas e, quando em contra-ataque, objectivo em rápidas transições ofensivas e abertura de espaço nas alas. E foi com naturalidade que a equipa chegou ao golo por intermédio de Bruno Botas depois de um excelente apontamento de Clé a penetrar pela direita. O golo trouxe mais tranquilidade aos azuis, que trocavam bem a bola e criavam lances de perigo – por duas vezes a velocidade de Clé poderia ter dilatado o marcador. E foi ainda antes da meia hora que Miguel Pinto, oportuno, se estreou a marcar esta época assinando o golo da tranquilidade. Nuno Oliveira refrescou a equipa com cinco alterações, o Belenenses mantinha o encontro controlado e assegurava mais três importantes pontos nesta longa caminhada que se quer de regresso às competições nacionais. Em resumo, mais uma justa vitória do onze da Cruz de Cristo num campo muito difícil, exibindo pragmatismo, qualidade e eficácia num terreno em que não era possível colocar à vista o habitual futebol mais largo do Belenenses.
Nuno Oliveira fez alinhar de início Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo e Jorginho; Francisco Sénica (Cap.), Miguel Pinto, Mauro Antunes, Alisson, Clé e Bruno Botas. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Bernardo, André Frias, Ilmo, Benny Ribolhos, Fábio Garrido, Brazão e Nelson Mendes.
Os azuis regressam a jogo no Restelo já próximo domingo, dia 22 de Novembro, novamente às 10h00, para a recepção ao Palmense em compromisso referente à 8ª jornada do campeonato, novamente à porta fechada.
Confira os resultados da 7ª jornada:
Coutada, 0 – Belenenses, 2
Ericeirense, 2 – Linda-a-Velha, 2
Santa Iria, 1 – Futebol Benfica, 0
VF Rosário, 0 – Tires, 3
At. Cacém, 2 – Atlético, 2
Palmense, 3 – Vialonga, 1
Sp. Lourel, 2 – Alverca B, 1
At. Malveira, 2 – Bocal, 0
Alta de Lisboa, 1 – Ponterrolense, 2
Negrais, 1 – Damaiense, 2
Confira a classificação após a 7ª jornada: