O Belenenses venceu esta tarde o Atlético por 0-1 na deslocação ao Estádio da Tapadinha referente à 3ª jornada do campeonato da I Divisão da AFL, com golo de André Serra, somando três pontos importantíssimos frente a um dos candidatos assumidos à subida de divisão.Um triunfo que permite à formação orientada por Nuno Oliveira somar três vitórias em três jogos, avançando para os nove pontos na tabela, liderando a prova isolado (à condição) dada que o Damaiense, segundo classificado, tem um jogo em atraso.

Num jogo que é cartaz de grande tradição no futebol português e que teria hoje voltado a encher a Tapadinha, quis o destino que a pandemia que vamos atravessando tenha imposto um jogo à porta fechada e sem o calor dos adeptos. O Belenenses entrou na partida mandão, a querer ter bola e a procurar encostar o adversário nas linhas defensivas, conseguindo não poucas vezes que os onze jogadores do Atlético se mantivessem atrás da linha da bola, procurando então sair para transições rápidas, tendo nesse período a equipa da casa conseguido um livre directo à entrada da área a que Tomás Foles respondeu com uma defesa exemplar numa tarde em que mostrou toda a sua categoria, mantendo invioláveis as redes azuis. Ainda assim, dominava o Belenenses que poderia ter marcado num grande momento de Clé, e que viria mesmo a chegar ao golo por intermédio de André Serra pouco depois da meia hora, uma vantagem que se veio a revelar decisiva.

Os azuis voltaram a entrar fortes para a segunda metade e Clé voltou a dar nas vistas numa grande arrancada seguida de remate, um momento que poderia ter sido o da tranquilidade. Não se alterou significativamente o registo da partida, numa tarde em que o Belenenses foi muito competente em campo, e a história do encontro alterou-se apenas quando André Frias foi expulso por acumulação de amarelos, deixando a equipa em inferioridade numérica, facto que obrigou Nuno Oliveira a mexer no xadrez de que dispunha em campo. Necessitado de pontos e perante a hipótese de ficar à 3ª jornada a oito pontos do Belenenses, o Atlético passou então a arriscar mais, procurou mais as alas e bombeou mais bolas na área dos azuis, sem que o resultado viesse a sofrer alteração até final. Para a história regista-se mais uma vitória dos azuis na Tapadinha e uma posição mais confortável na classificação.

Nuno Oliveira fez alinhar um onze com Tomás Foles; João Oliveira, André Serra, Alex Figueiredo e André Frias; Francisco Sénica (Cap.), Rui Janota, Mauro Antunes, Brazão, Clé e Bruno Botas. No banco, à disposição do técnico, estavam Rodrigo Santos, Ilmo, Miguel Oliveira, Tomás Correia, Miguel Pinto, Jorginho e Fábio Garrido.

Os azuis regressam a jogo no próximo domingo, dia 25 de Outubro, às 15h00, para receber o VF Rosário no regresso ao Estádio do Restelo em compromisso referente à 4ª jornada do campeonato, novamente à porta fechada.

Confira os resultados da 3ª jornada:

Atlético, 0 – Belenenses, 1
Ericeirense, 2 – Bocal, 1
Tires, 2 – Linda-a-Velha, 1
At. Cacém, 2 – Fut. Benfica, 2
Coutada, 0 – Alverca B, 1
Palmense, 0 – Damaiense, 3
At. Malveira, 2 – Sp. Lourel, 1
Alta de Lisboa, 0 – Negrais, 1
Vila F. Rosário – Vialonga (Adiado)
Santa Iria – Ponterrolense (Adiado)

Confira a classificação após a 3ª jornada:

Futebol | Classificação Jornada 3