O Belenenses entrou com o pé direito nos jogos no Estádio do Restelo na edição 2020/21 do campeonato da I Divisão da AFL, vencendo por 1-0 o UDR Tires, com golo de Fábio Garrido, num jogo novamente disputado à porta fechada em virtude da pandemia de Covid-19 que atravessamos. Mais uma vez, os adeptos do Belenenses apresentaram-se na zona circundante do estádio em bom número para um apoio que foi audível no relvado ao longo dos noventa minutos, não faltando a gaita de foles a assinalar a entrada para mais quinze minutos à Belém.

Com esta vitória, a formação orientada por Nuno Oliveira soma duas vitórias em dois jogos, avançando para os seis pontos numa tabela que lidera isolada, à condição, dada a existência de duas equipas com um jogo a menos e que podem ainda igual a posição dos azuis.

O Belenenses entrou com vontade de dominar o encontro e de ter posse de bola, o que conseguiu, mas com dificuldades para entrar a jogar na grande área contrária perante um adversário muito recuado, sempre com nove elementos atrás da linha da bola. O jogo exigia paciência para lograr desequilíbrios no último terço, os azuis trocaram muita bola, em posse, ora à direita, ora à esquerda, mas manifestando muitas dificuldades na hora de criar lances de perigo. Um domínio em larga medida consentido, com o Tires a procurar a baliza de Tomás Foles apenas por três ocasiões nos primeiros quarenta e cinco minutos. Uma primeira parte pouco entusiasmante com o intervalo a chegar sem golos.

Na segunda metade o Belenenses procurou incutir mais velocidade e conseguiu criar mais desequilíbrios nas alas, o golo que desbloqueasse o encontro parecia mais próximo, mas um contratempo aguardava os azuis: num lance de contra-ataque Carimo Conté viu o cartão vermelho directo quando um adversário apareceu no chão quando corria em direcção da linha… lateral. Entendeu o juiz da partida que a falta – duvidosa – era merecedora de expulsão e os azuis passaram a actuar com dez unidades. Nuno Oliveira reorganizou rapidamente a linha defensiva, colocou André Frias a fazer dupla com Serra e fez entrar Jorginho para a lateral esquerda. O Belenenses estava agora perante um adversário mais atrevido mas continuou em busca do golo, e ele surgiu por intermédio de Fábio Garrido a rematar colocado dentro da área. A partir daí o adversário teve mais bola, os azuis recuaram as linhas e procuravam sair em transições rápidas mas o golo da tranquilidade não apareceu proporcionando uns minutos finais em que os adeptos sofreram mais do que seria desejável.

Para a história fica um resultado melhor do que a exibição e a liderança da tabela, em vésperas de uma sempre entusiasmante e difícil deslocação ao Estádio da Tapadinha para novo encontro frente ao Atlético, uma das equipas que mais investiu à entrada para esta época.

Nuno Oliveira entrou de início com Tomás Foles; João Oliveira, Carimo, André Serra e André Frias; Francisco Sénica (Cap.), Rui Janota, Mauro Antunes, Tomás Correia, Alisson e Bruno Botas. No banco, à disposição do técnico, estavam Rodrigo Santos, Alex Figueiredo, Diogo Brito, Miguel Oliveira, Miguel Pinto, Jorginho e Fábio Garrido.

Os azuis regressam a jogo no próximo domingo, dia 18 de Outubro, às 15h00, para defrontar o Atlético numa deslocação à Tapadinha em compromisso referente à 3ª jornada do campeonato, novamente à porta fechada.

Confira os resultados da 2ª jornada:

Belenenses, 1 – Tires, 0
Bocal, 5 – Santa Iria, 3
Vialonga, 3 – Atlético, 3
Linda-a-Velha, 1 –Fut. Benfica, 1
Alverca B, 1 – Ericeirense, 1
Damaiense, 4 – Coutada, 1
At. Malveira, 1 – At. Cacém, 1
Sp. Lourel, 2 – Alta de Lisboa, 1
Negrais, 2 – Palmense, 2
Ponterrolense – Vila F. Rosário (Adiado)

Confira a classificação após a 2ª jornada:

Futebol | Classificação Jornada 2