O Belenenses entrou da melhor maneira no campeonato da I Divisão da AFL, vencendo por 1-3 o Futebol Benfica em deslocação ao Estádio Francisco Lázaro em jogo disputado à porta fechada em virtude da pandemia que atravessamos, facto que não impediu que um significativo número de adeptos se deslocassem aos terrenos circundantes onde fizeram ouvir-se transmitindo um importante apoio à nossa equipa. Os golos dos azuis, todos eles de bola parada, tiveram assinatura de Allison, Bruno Botas (g.p.) e Rui Janota. Com este triunfo, a formação orientada por Nuno Oliveira soma os primeiros três pontos e assume o primeiro lugar da tabela em resultado da diferença de golos.

O Belenenses entrou com vontade de fazer esquecer o resultado da semana anterior e foi superior ao longo dos 90 minutos, mostrando-se na primeira parte com mais iniciativa de jogo e posse de bola mas alguma dificuldade em entrar no último reduto contrário, perante um adversário que actuava na expectativa tentando partir para a frente em transições rápidas. A maior eficácia dos azuis mostrou-se nas bolas paradas, com Allison a inaugurar o marcador numa transformação superior de um livre directo e Botas a recolocar a equipa em vantagem (após um golo da equipa da casa) na transformação de um pontapé da marca de grande penalidade, atingindo-se o intervalo com uma vantagem de 1-2. A segunda parte surgiu mais repartida, com o Futebol Benfica a ser mais atrevido na frente o que proporcionou mais espaço para as transições da nossa equipa, e com um momento de… levantar o estádio, quando Rui Janota marcou, do meio campo, aquele que será seguramente um dos golos da temporada. Nota elevada, ainda, para bons apontamentos de Tomás Foles nestes últimos quarenta e cinco minutos.

Em resumo, uma vitória importantíssima do Belenenses, muito competente e bem conseguida frente a um dos adversários mais fortes da prova, num terreno sempre difícil, triunfo que também afasta eventuais fantasmas que o resultado da última semana pudesse levantar.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar Tomás Foles; João Oliveira, Carimo, André Serra e André Frias; Francisco Sénica (Cap.), Rui Janota, Mauro Antunes, Tomás Correia, Alisson e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Gonçalo Ferreira, Duarte Henriques, Diogo Brito, Rafa Alves, Miguel Pinto, Jorginho e Nelson Mendes.

Os azuis regressam ao Restelo no próximo domingo, dia 11 de Outubro, às 15h00, para a recepção ao Tires em compromisso referente à 2ª jornada do campeonato novamente à porta fechada.

Confira os resultados da 1ª jornada:

Atlético, 1 –Ponterrolense, 2
Tires, 1 – Vialonga, 1
At. Cacém 2 – Linda-a-Velha, 0
Vila F. Rosário, 1 – Bocal, 1
Santa Iria, 2 – FC Alverca B, 2
Alta de Lisboa, 2 – At. Malveira, 0
Palmense, 2 – Sp. Lourel, 2
Coutada, 0 – Negrais, 0
Ericeirense – Damaiense (Adiado)

Confira a classificação após a 1ª jornada:

Futebol | Classificação | Jornada 1