Em pleno curso do surto provocado pelo Coronavírus e pelo decretar de Estado de Emergência e de medidas excepcionais de saúde pública que inviabilizam o agendamento de uma Assembleia Geral durante as próximas semanas, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”, tal como dado a conhecer em informação aos sócios divulgada no passado dia 26 de Março, vem por esta via e na periodicidade que se revele adequada, assegurar informação actualizada sobre os temas que sejam de interesse para a massa associativa, abordando desta vez o procedimento de revisão dos Estatutos do Clube na sequência de carta enviada pela Comissão de Revisão de Estatutos ao presidente do Clube, documento que divulgamos em anexo.
No âmbito desse processo, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” dá conta de que a Comissão de Revisão dos Estatutos terminou os seus trabalhos no passado mês de Julho, tendo então entregue a sua proposta aos presidentes dos Órgãos Sociais para primeira apreciação, resultado de um trabalho de muitos meses levado a cabo com grande esforço e dedicação pela Comissão liderada pelo Sr. Prof. Dr. Abel Vieira, a quem agradecemos todo o empenho e o trabalho levado a cabo.
A necessidade de nesses meses de Verão ser concluída a programação da época desportiva 2019/20, juntamente com o normal desenrolar de dossiers da maior importância, prioritários e estruturantes para o presente e futuro do Belenenses, prejudicou a apresentação aos associados da referida proposta, sendo que no momento em que essa apresentação poderia ter sido iniciada através da realização de sessões de esclarecimento, no passado mês de Outubro, a apenas um ano da realização de eleições para os Órgãos Sociais do Clube, não pareceu avisado ou justo à Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”, desde logo por razões éticas, de equidade e de elementar justiça, iniciar um processo de revisão estatutária que poderia – e bem – ser incompreendido em função deste calendário.
Mais ainda quando é sabido que este é um procedimento que normalmente se arrasta no tempo, muitas vezes com discussões artigo a artigo, necessitando de várias reuniões magnas até que se possa chegar a um resultado final.
Já mais recentemente, qualquer iniciativa que pudesse vir a ser tomada no sentido de apresentar aos sócios o resultado do brioso trabalho da Comissão viu-se igualmente prejudicada em resultado da emergência nacional decorrente do surto de COVID-19 que enfrentamos, razão pela qual ainda que nos próximos meses venha a revelar-se possível avançar com as referidas sessões de esclarecimento, mandaria o bom senso que eventuais alterações aos Estatutos só possam tornar-se efectivas após a realização do acto eleitoral.
Estádio do Restelo, 19 de Abril de 2020,
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”
—
Anexo: Carta da CRE ao presidente do Clube de 6/4/2020 (Formato PDF)