O Clube de Futebol “Os Belenenses” vem repudiar e desmentir uma “notícia” de conteúdo miserável hoje publicada no jornal Record com o título “Fundo da tabela gera mal-estar”, versando uma alegada (e falsa!) situação de incumprimento salarial na sua equipa de futsal.

Refere a dita “notícia” que “o Belenenses é acusado por outras formações de não estar, alegadamente, a cumprir com os salários dos jogadores ao longo da temporada, pelo que essas equipas não consideram justo premiar os dois últimos.”

O Clube de Futebol “Os Belenenses” tem estado presente em várias reuniões recentes com os restantes 13 clubes da Liga Placard, e em nenhuma delas este assunto foi levantado. Aliás, impera um espírito de entreajuda e de solidariedade exemplar e irrepreensível entre todos. Até no dia de ontem a FPF ter decidido cancelar o campeonato, era intenção do Belenenses e dos restantes clubes concluir a presente época desportiva, procurando conquistar os seus objectivos na Liga Placard dentro do campo, tendo manifestado essa intenção aos restantes parceiros institucionais em todas as reuniões em que esteve representado.

Isto dito, o Clube de Futebol “Os Belenenses” desmente categoricamente todas as insinuações difundidas pelos dois jornalistas que assinam a notícia, relativas a falsas situações de incumprimento perante a sua equipa de futsal – o cumprimento é, aliás, extensível às restantes modalidades e quadro de funcionários.

Este facto teria sido facilmente comprovado se pelo menos um dos dois jornalistas que assinam a “notícia” em causa tivesse telefonado ou contactado por outras vias algum dirigente, atleta ou técnico da nossa equipa, como aliás mandam as regras deontológicas do bom jornalismo e deveria impor o brio e o profissionalismo de todo e qualquer representante da Comunicação Social.

Inclusive, ao dia de hoje (9 de abril), e estando as competições paradas devido ao Covid-19 desde o passado dia 13 de Março, o Clube de Futebol “Os Belenenses” tem a situação salarial totalmente regularizada.

O Clube de Futebol “Os Belenenses” percebe de onde surgem este tipo de encomendas que nada têm a ver com a modalidade futsal, nem tão pouco têm origem nos restantes clubes da Liga Placard. Muito menos tem este tipo de encomenda qualquer relação com o jornalismo, pois este implica a verificação da informação de forma rigorosa e responsável, antes de se tornar pública.

Os belenenses percebem a intenção e o alcance da encomenda, pelo que o Clube é forçado a restabelecer a verdade dos factos e informar os sócios e adeptos de que a informação avançada por dois profissionais, detentores de Carteira Profissional de Jornalista, é uma mentira do princípio ao fim.

Mais, lamenta o Clube a forma como este tipo de “notícia” é gerada sem qualquer adesão à realidade e sem qualquer respeito pelas elementares regras do jornalismo.

Entende o Clube de Futebol “Os Belenenses” que a propagação de mentiras, mais ainda de mentiras difamatórias do bom nome de uma instituição centenária, com estatuto de Utilidade Pública, pode servir muitos interesses, mas jamais os interesses de um jornalismo rigoroso, imparcial e exigente.

Recorda-se ainda que a difamação é um crime e que os seus autores são criminalmente responsáveis pelos danos reputacionais – e outros – que a sua difusão venha a causar.

Estádio do Restelo, 9 de Abril de 2020
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”