Informou ao final da tarde a AFL – Associação de Futebol de Lisboa que as quatro equipas que se encontravam em posição de subida de divisão no momento da interrupção do campeonato, após ser disputada a 20ª jornada, com dois terços da competição já disputados, asseguram a subida à I Divisão Distrital em 2020/21 que, na próxima temporada, será disputada por vinte equipas visando a subida às competições nacionais.
A par disso, dada a existência de mais equipas e, consequentemente, de mais jornadas a disputar, atendendo igualmente à necessidade de manter um calendário de competições praticável, decidiu a Associação de Futebol de Lisboa que a actual edição da Taça AFL terá seguimento, excepcionalmente, na próxima temporada pelas oito equipas que esta época já haviam assegurado o acesso aos quartos-de-final, o que mantém o Belenenses em prova.
Perante estas deliberações, o Clube de Futebol “Os Belenenses” saúda e aplaude as justas decisões da Associação de Futebol de Lisboa, que soube premiar o mérito desportivo conquistado dentro das quatro linhas.
Recordamos que para além de estar qualificado para os quartos-de-final da Taça AFL, o Belenenses liderava a Série 2 da II Divisão da AFL com 54 pontos, 20 jogos, 18 vitórias, 62 golos marcados e 16 sofridos, mais 16 pontos do que o terceiro classificado com apenas dez jornadas por disputar.
Carimba-se desta forma uma subida de divisão que o Belenenses não só planeou como financiou com o esforço de milhares dos seus sócios, que alcançou com o suor dos seus jogadores e o trabalho dos seus técnicos, numa caminhada que tem arrastado milhares de adeptos que com um comportamento exemplar carregam consigo, domingo após domingo, o símbolo centenário de um dos clubes que mais jogadores deu às selecções nacionais nos seus 100 anos de história.
Sabe o país desportivo que o Clube de Futebol “Os Belenenses” se viu forçado a recomeçar o seu caminho na sexta divisão do futebol português, o que fez com Honra e determinação, dentro e fora das quatro linhas, sem choros nem protestos. Prosseguiremos com toda a determinação e planeamento um caminho rumo ao nosso lugar, devolvendo o Clube de Futebol “Os Belenenses” ao lugar que por direito próprio é seu no panorama do futebol português.
Estádio do Restelo, 24 de Abril de 2020,
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”