O Belenenses deslocou-se esta tarde ao Complexo Desportivo Adriano Canas onde perdeu frente ao AC Porto Salvo por 2-1, com o golo dos azuis a ser apontado por Francisco Sénica, em partida correspondente à 20ª jornada do campeonato. A equipa permanece na liderança isolada da tabela com 54 pontos e, apesar do desaire, mantém os oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado fruto da derrota do Atlético do Cacém no terreno do Águias de Camarate. À entrada para o último terço da competição, a formação orientada por Nuno Oliveira conta 16 pontos de vantagem sobre o Linda-a-Velha – terceiro classificado -, primeira equipa fora da zona de subida. Um grande percurso feito agora de dezoito vitórias em vinte jogos, com sessenta e dois golos marcados e dezasseis sofridos.

Compareceram em muito bom número os adeptos azuis em Porto Salvo, apesar dos apelos a alguma contenção social que têm sido públicos nos últimos dias, e não foi por falta de apoio que os três pontos que fechavam o segundo terço do campeonato não viajaram para o Restelo. Entrou bem no encontro o Belenenses, que quis tomar conta do jogo e logo aos três minutos teve uma soberana oportunidade para inaugurar o marcador com Bruno Botas, desta vez, a não conseguir concretizar um pontapé da marca de grande penalidade. Não desarmaram os comandados de Nuno Oliveira mas como manda a sabedoria popular, quem não marca sofre; e os azuis sofreram da pior maneira, com o adversário a fazer o 1-0 na marcação de um penalti que valeu igualmente o cartão vermelho directo a Ilmo, deixando a equipa reduzida a dez unidades e a um central de raiz. Seguiram-se momentos de habituação às novas circunstâncias do jogo, com muita repartição de bola, e houve tempo para que Francisco Sénica igualasse o marcador ainda antes do intervalo.

O Belenenses voltou mais mexido para a segunda parte, a dar mostras de querer consumar a reviravolta, mas eis que à passagem do quarto de hora Magalhães é expulso por acumulação de cartões amarelos – assinalável a dualidade de critérios da equipa de arbitragem ao longo dos noventa minutos… –  e, se a tarefa dos azuis já era complicada com menos um, mais difícil se tornou a jogar com apenas nove unidades. Cresceu a equipa da casa a tentar fazer valer a superioridade numérica, perante um Belenenses mais retraído e com evidente dificuldade de criar perigo no último terço do terreno onde a bola chegava menos vezes. Sem grande espanto dada a superioridade de elementos em campo e apesar de a espaços o jogo se tornar mais equilibrado e de Rui Janota ter levado a bola à barra num livre superiormente marcado, o Porto Salvo chegou à vantagem ao minuto 75, deixando ao Belenenses quinze minutos para tentar o milagre. E a verdade é que ele podia ter acontecido: os azuis cresceram na partida, arriscaram tudo o que havia para arriscar e usando de um futebol directo tentaram por várias vezes igualar o marcador, uma ou outra vez a ficarem perto do golo. E os sete minutos de descontos mais jogados com o coração do que com a cabeça não permitiram pontuar pela segunda vez esta época, numa partida em que a repartição de pontos teria oferecido justiça ao marcador. Destaque, pela positiva, para a grande atitude dos nossos atletas, que tudo deixaram em campo na procura de outro resultado.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar Tomás Foles; Gonçalo Medeiros, Alex Figueiredo, Ilmo e Jorginho; João Trabulo, Francisco Sénica (Cap.), Rui Janota, Tomás Correia, Magalhães e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Rodrigo, Luiz Fernando, David Varges, Rafa, Miguel Pinto, Miguel Oliveira e Diogo Brito.

Os azuis regressam ao Restelo no próximo domingo, dia 15, às 15h00, para recepção ao Linda-a-Velha, em mais um compromisso do Campeonato.

Confira os resultados da 20ª jornada:

Porto Salvo, 2 – Belenenses, 1
Linda-a-Velha, 2 – Estoril B, 0
Fontainhas, – Oeiras,
Algés, 0 – Mem Martins, 2
Bobadelense, 1 – Cascais, 2
Águias de Camarate, 2 – At. Cacém, 1
Águias da Musgueira, 1 – Olivais e Moscavide, 1
ADCEO, 4 – Santo António, 3

Confira a classificação após a 20ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 20