O Belenenses deslocou-se esta tarde ao Complexo Desportivo do Alto do Lumiar onde venceu o Águias da Musgueira por 1-4, com golos de Tomás Correia e hat-trick de Bruno Botas, em partida referente à 18ª jornada. A equipa soma agora 51 pontos, mantendo uma vantagem de oito pontos sobre o Atlético do Cacém e aumentando para 17 os pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, que é agora o Linda-a-Velha, primeira equipa fora da zona de subida. Um registo notável dos azuis que somam dezassete vitórias em dezoito jogos, com sessenta golos marcados e catorze sofridos.

O onze de Nuno Oliveira beneficiou uma vez mais de um forte e ruidoso apoio da massa associativa, presente em número significativo, entrando no jogo com vontade de ter bola mas sem que a posse se tenha traduzido em lances de perigo. Ao invés, a formação da casa procurava com perigo as costas do último reduto do Belenenses, em velocidade, o que trouxe algum equilíbrio ao primeiro terço da partida. Num lance infeliz da defesa azul, com Tomás Foles a escorregar – partindo depois para uma fantástica exibição –, o Águias da Musgueira chegou à vantagem obrigando o Belenenses a correr atrás do prejuízo. E bem o fizeram os azuis, que a partir daí dominaram os acontecimentos, com Tomás Correia a igualar o marcador, resultado com que se atingiu o intervalo perante alguma ineficácia na hora do remate final.

A paragem fez bem ao Belenenses que surgiu mais afoito e determinado para a segunda parte, criando diversos momentos de superioridade nas alas, e não tardou até que Bruno Botas tenha colocado a equipa em vantagem. A equipa da casa procurou reagir, ela que não por acaso pratica um futebol atractivo a mostrar qualidade, e num jogo que por algum tempo voltou a estar repartido logrou criar alguns lances de perigo a que Tomás Foles respondeu de forma superior. O passar do tempo, já com Diogo Brito e Rafa na frente, mostrava um Belenenses cada vez mais perigoso no contra-ataque a deixar antever o avolumar do marcador. E assim foi: em menos de cinco minutos Bruno Botas consumou o hat-trick, um dos golos na conversão de uma grande penalidade. No final dos noventa minutos, justiça para a vitória do Belenenses numa tarde que ficou marcada, pela negativa, pela lesão do capitão Benny Ribolhos.

O técnico Nuno Oliveira fez alinhar Tomás Foles; João Oliveira, Miguel Matos, Alex Figueiredo e Jorginho; Benny Ribolhos (Cap.), Rui Janota, Miguel Pinto, Tomás Correia, Rivaldo e Bruno Botas. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Bernardo, Ilmo, Rafa, Sénica, Miguel Oliveira, Magalhães e Diogo Brito.

O campeonato interrompe até ao próximo dia 1 de Março – data da recepção ao Bobadelense -, com os azuis a cumprirem no próximo sábado, dia 22, às 14h30, uma difícil deslocação ao terreno do Vila Franca do Rosário para mais um compromisso da Taça AFL.

Confira os resultados da 18ª jornada:

Águias da Musgueira, 1 – Belenenses, 4
Porto Salvo, 0 – Oeiras, 3
Linda-a-Velha, 2 – Algés, 0
Fontainhas, 2 – Mem Martins, 3
Bobadelense, 4 – Estoril B, 1
ADCEO, 1 – Olivais e Moscavide, 2
Águias de Camarate, 5 – Cascais, 4
Santo António, 1 – At. Cacém, 3

Confira a classificação após a 18ª jornada:

Futebol Classificação Jornada 18