Vem a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” informar os sócios de que recebeu no dia 21 de Fevereiro o pedido de demissão do vice-presidente José Duarte Ferreira, a quem agradece os serviços prestados.
Determinam os Estatutos, no seu artigo 61.º, nºs 1 e 4, que:
1. A Direcção é composta por um Presidente e o número de Vice-Presidentes que for considerado adequado para o exercício das suas funções, número esse que não deverá ser inferior a quatro, devendo ter sempre um número ímpar de membros.
4. Em cada mandato, a Direcção poderá substituir até dois dos seus Vice-Presidentes, por motivo de reconhecida força maior, o qual deverá ser apreciado e aceite pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
Ora,
1. Com esta saída, o número de elementos da Direcção passa a ser de 8, passando portanto a ser par;
2. Neste mandato, desde Junho de 2017, a actual Direcção já substituiu dois Vice-Presidentes.
Apesar de existirem vários pareceres no sentido do entendimento de que a obrigatoriedade de haver um número ímpar de elementos apenas se verifica no momento de constituição inicial da Direcção e que, portanto, a Direcção poderia continuar a deliberar normalmente com 8 elementos, tendo em conta o actual momento associativo, absolutamente decisivo na vida do Clube, em que vários dossiers essenciais para o futuro estão em fase de conclusão, com sentido de enorme responsabilidade face a esse momento e com grande lealdade para com a Instituição, o vice-presidente Prof. Rui Cruz, responsável pelos pelouros do Bingo e dos Novos Projectos, colocou ontem o seu lugar à disposição.
Uma situação que permite manter o número par de vice-presidentes e um número ímpar de elementos na Direcção.
Esta saída, já comunicada ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral, tem efeitos imediatos e não representa qualquer clivagem no seio da direção. Pelo contrário.
O consócio Prof. Rui Cruz, embora deixando de exercer o cargo de vice-presidente, continuará a desenvolver o seu trabalho, agora como director, mantendo sob sua responsabilidade exactamente os mesmos pelouros que vinha liderando até ao momento.
Garante-se assim que prosseguirá o seu exemplar trabalho em prol do Clube de Futebol “Os Belenenses”.
Ao vice-presidente Prof. Rui Cruz agradecemos o elevado sentido de responsabilidade, o belenensismo extremo, o trabalho já efectuado e a generosidade para continuar a levá-lo a cabo com o mesmo empenho e dedicação.
Com a certeza de vencer!
Estádio do Restelo, 24 de Fevereiro de 2020,
Patrick Morais de Carvalho
Óscar Machado Rodrigues
Paulo Amaral
Paulo Peters
Pedro Lourenço
Telmo Alves de Carvalho
Victor Alegria